quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sobre Venom (2018)

Nenhuma descrição de foto disponível.

Bom, eu vi Venom finalmente, depois de quase 1 ano enrolando. Não tinha muita vontade de ver antes, ainda mais depois dos comentários à época. Mas ao longo desses meses, a reação foi tão contraditória e tão difusa que me bateu uma curiosidade enorme pra ver.

Primeiro de tudo: fora os simbiontes e o John Jameson no começo do filme, não tem nada de Spiderverse aqui. Então o negócio é aceitar que dói menos. Segundo: precisa de MUITA abstração do Spiderverse pra aceitar ou mesmo gostar desse filme, pois nem Eddie Brock lembra muito o source material. Então o negócio é ver sem expectativa, como eu fiz.

Então... sem miranha o que sobra?

Um filme genérico e nada original de um protagonista zuado e bem-intencionado que cai no fundo do poço enquanto um empresário megalomaníaco genérico tem um plano de povoar outros planetas através de uma "nova raça de seres humanos".

Admitam, vocês já viram esse tipo de filme várias vezes.

O filme é mal escrito e mal dirigido. O roteiro é pavoroso e previsível - vamos lá, não é como se a gente não pudesse sacar o final antes do segundo ato - e os diálogos em alguns momentos são sofríveis no nível "vergonha alheia". Os atores como um todo não parecem ter outra escolha senão a canastrice diante de umas falas que parecem ignorar totalmente como um ser humano funciona.

Tom Hardy é o único que realmente atua aqui e em geral ele está ótimo. Carrega o filme nas costas na maior parte do tempo. A relação com o simbionte se torna a coisa mais legal do projeto, mesmo às vezes sendo inverossímil em alguns momentos. Mas nos tais diálogos sofríveis nem ele faz milagre.

Não há nenhuma grande construção de tensão com o vilão e se não é o simbionte cinza aparecendo pra foder a porra toda no final a gente acha que nem tem vilão no final das contas. E o que foi aquela PORRA de final? Os simbiontes num são fracos pra som? O lançamento do foguete - UM NEGÓCIO BARULHENTO PRA PORRA - simplesmente não afeta o bichão no final, e ele é desintegrado, fazendo a gente pensar que tá tudo bem... E aí na cena seguinte ele simplesmente sobreviveu e é isso aí?

Se o filme não respeita as próprias regras e faz o que quer, por que EU vou respeitar esse filme?

"Venom" é literalmente um longa ruim salvo por um ótimo ator e por um personagem extremamente popular. Se não fosse por Hardy acho que eu teria parado de ver na metade. Claramente um projeto feito pra surfar na popularidade do personagem, e aqui temos o motivo real pelo qual a bilheteria foi tão alta.

Mas aqui entre nós, vamos todos concordar... Sem miranha, este filme é uma grande oportunidade desperdiçada.

Mesmo com a cena pós-créditos.

Nota: 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário