domingo, 25 de novembro de 2012

V3TT3L é TRI e Button vence season finale ÉPICO em Interlagos!


Sebastian Vettel, Red Bull Racing celebrates with the team

Nem sei como começar a escrever isso aqui. As últimas 3 horas foram MUITO emocionantes para mim. Tanto para o bem, quanto para o mal. Quando Paul di Resta bateu antes do fim da volta 70, vi que teria Safety car e dane-se a humanidade. Só queria saber de gritar e gritar de euforia. A volta seguinte seria sob o carro de segurança e as posições seriam mantidas. Quando Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada na sexta colocação, garantiu o que muitos consideravam já garantido, mas que acabou sendo extremamente dramático e até heróico: O tricampeonato mundial. Fantástico, fantástico. Lembrei do GP de Fontana de 2000 da CART, em que Alexandre Tagliani bateu faltando pouco mais de uma volta para o fim e garantiu o primeiro título de Gil de Ferran na categoria. E quem disse que Téo José lamentou algo da batida de Tagliani? Soltou logo o grito: "Gil de Ferran é campeão da Fórmula Mundial!!"



Como eu disse, foi dramático do começo ao fim. Vettel, na primeira volta, largou com muita cautela e perdeu algumas posições. Depois, na curva do Lago, tomou um totó de Bruno Senna e caiu para o pelotão da merda, em vigésimo, se bem me lembro. Então, numa fantástica corrida de recuperação sob chuva, recuperou em torno de 14 ou 15 posições em menos de 10 voltas. Até aí, beleza. Depois, a dúvida terrível ao longo da prova inteira: A Red Bull chegaria ao fim?

Sim, essa dúvida surgiu, pois devido à batida com Senna-sobrinho no começo, a parte lateral de seu carro ficou danificada. Algum deus do esporte a motor estava olhando por esse carro hoje, porque olha, aquela pancada era para tirar o alemão da prova. Felizmente, não aconteceu, e ele prosseguiu. Fora isso, ainda teve o rádio quebrado. Nos momentos finais, ele ainda foi para os boxes duas vezes, em pleno desespero da Red Bull, uma vez para colocar pneus médios e a outra para colocar intermediários. Voltou fora da zona de pontuação e teve que remar bastante para chegar na sétima colocação. Foi o melhor sexto lugar da história de Sebastian, sem dúvida.

Sebastian Vettel, Red Bull Racing celebrates with the team and Adrian Newey, Red Bull Racing Chief Technical Officer and Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal
Com isso, ele termina o campeonato com 281 pontos, 4 à frente do espanhol Fernando Alonso, seu adversário, que acabou com 279 tentos. Além do tricampeonato mais juvenil da história, aos 25 anos e superando Ayrton Senna, que o fez com 31 e poucos anos, Vettel conseguiu um feito que só outros dois gigantes da categoria conseguiram: Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio - O tricampeonato consecutivo. Qualquer adjetivo abaixo de "gênio" para o alemão da Red Bull, hoje, é eufemismo. Vimos sua grande competência hoje ao domar seu touro.

Podium: race winner Jenson Button, McLaren Mercedes, second place Fernando Alonso, Ferrari, third place Felipe Massa, Ferrari

Mas vamos falar do vencedor? Jenson Button, da McLaren, venceu com grande maestria a corrida, após o abandono de Lewis Hamilton num entrevero com o inacreditável Nico Hulkenberg. Foi sempre perfeito a corrida inteira, sem cometer erros. Assim, não só levou o triunfo hoje, como impediu que Alonso fosse o tricampeão mundial mais jovem da história, ao contrário de Vettel. Realmente grande prova para ele, e também para o brasileiro Felipe Massa. Sim, sim, Felipe Massa, meus queridos! Ele fez uma largada mítica, partindo para cima das McLarens ainda no comecinho, após sair da quinta colocação. Claro que passar Vettel foi relativamente fácil, dada a cautela do alemão, mas foi realmente grande a largada de Felipe. Sempre combativo, estava em segundo, mas teve de dar passagem ao asturiano, para que ele pudesse estar no melhor lugar caso houvesse algum problema com Vettel, já que passar Button já seria quase impossível. No podium, ele chorou bastante, bem emocionado. Nelson Piquet, entrevistador do podium de hoje, afagou Alonso e parabenizou bastante Felipe Massa pela vitória.

Aliás, meu irmão, Diego, me pediu, depois da corrida, para analisar uma coisa interessante. Em que colocação Massa teria se o campeonato tivesse começado depois das férias de verão? Faço aqui a conta. O brasileiro pontuou em todas as provas, tendo chegado no podium em duas delas. Fez 97 pontos. O tricampeão Sebastian Vettel fez 144 depois das férias, contra 114 de Fernando Alonso. Muito bom para Felipe e para sua relação com a Ferrari, muito saturada desde o começo do ano. Certamente, os três foram os que mais marcaram pontos nessa reta final do campeonato. Realmente muito boa a recuperação do brasileiro. Kimi Raikkonen foi o quarto maior pontuador depois do verão, com 91 tentos.

A corrida de Alonso também foi gigantesca. O espanhol saiu de sétimo para quarto ainda na largada e, à exceção de algumas saídas de pista, também fez uma corrida genial, sem contarmos as ajudas de Felipe Massa. Contou com uma grande dose de sorte com os problemas que aconteceram a Vettel na prova, mas não contava com a grande competência do alemão para se recuperar. Gente, vocês mais velhos e saudosistas que me perdoem, mas essa prova de Interlagos em 2012 foi uma das melhores da história da categoria. Praticamente tudo entrou para os anais. E, apesar de não gostar de Alonso, reconheço a grandeza do espanhol hoje. Depois da corrida, ele ficou sorridente no podium, sem a atitude de mau-perdedor de 2010. Como se não bastasse, ele interrompeu a entrevista a Sebastian Vettel para cumprimentá-lo pelo título. Atitude digna de campeão, de um piloto que igualmente merecia esse título.

Michael Schumacher, Mercedes AMG F1 says goodbye to F1 in parc ferme

E quando digo "praticamente tudo", incluo também a despedida digníssima de Michael Schumacher da Fórmula 1. O heptacampeão fez uma grande prova de recuperação, tendo partido do pelotão da merda, e chegou numa belíssima sétima colocação. É bem verdade que ele praticamente deixou Vettel passar em dado momento da prova para que este assumisse a sexta colocação e tivesse mais garantias do título mundial, mas isso não mancha sua bela prova. Fora que ele praticamente destroçou Nico Rosberg, que tem tido um desempenho horroroso nas últimas corridas e que hoje, novamente, teve problemas, dessa vez com um pneu furado por detritos na pista.



Detritos na pista para atrapalhar os pilotos, aliás, não faltaram. Isso, mais a chuva e mais alguns momentos espetaculares de Kimi Raikkonen, da Lotus, que saiu da pista na subida da Junção e tentou voltar à pista pelos "fundos" de Interlagos. Não deu. Ele teve que dar a volta e retornar à pista pela grama, mesmo. Nada mais hilário nessa prova inteira do que isso. E só um piloto como Kimi Raikkonen para proporcioná-lo. Sem mais. Esse, somado ao rádio em Abu Dhabi, onde ele venceu... Com a décima colocação conseguida pelo finlandês hoje e o abandono de Lewis Hamilton, ele conseguiu garantir a terceira colocação no campeonato de pilotos, após seu retorno. Realmente espetacular. E foi o piloto mais regular da temporada: Apenas 1 vez em 20 corridas, ele não esteve na zona de pontuação, com um décimo quarto lugar no GP da China.


Mark Webber chegou na quarta colocação após uma corrida bem azeda. Tendo que ajudar o companheiro a faturar o caneco, o australiano chegou a deixá-lo passar algumas vezes e até a deixar de fazer o S do Senna, em uma situação em que Vettel era um sanduíche entre ele e Kamui Kobayashi. Mas seu carro estava bom e ele geralmente se dá bem em Interlagos, então chegou à frente do companheiro.



Nico Hulkenberg, após uma grande corrida com a Force India, andou sempre entre os primeiros nessa prova, e por um bom tempo foi o líder, quando perdeu o controle no miolo na volta 44 e acabou deixando Hamilton passar. 11 voltas depois, os dois bateram quando brigavam pela liderança. Muito bom para Alonso, que, com o abandono do inglês, avançava uma posição, vez que o alemão da Force India, além de perder tempo com a batida do inglês, ainda foi punido por "causar o acidente". Claro. Se tinha alguém que poderia ser punido, seria ele, vez que não fazia sentido uma punição também a Hamilton, fora.

Destaques para Jean-Eric Verme Vergne, que chegou mais uma vez nos pontos com a Toro Rosso, e para Kamui Kobayashi, que fez algumas belíssimas ultrapassagens, inclusive nos dois lideres do campeonato. E pesares para a Williams, que abandonou a prova com os dois carros. Bruno Senna, como já disse, abalroou Vettel no começo, e Pastor Maldonado bateu e abandonou na volta 2. E o resto é resto. Já enchi o saco de escrever isso aqui. Agora vou comemorar, e muito.

Até 2013, amiguinhos. Um beijo na bunda e até segunda - ops - até amanhã! Heheheh.

Confira a classificação do GP do Brasil em Interlagos:

WINNER - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1h45m22s656 (71 voltas)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 2s754 (71)
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 3s615 (71)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault): a 4s936 (71)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): a 5s708 (71)
2012 WORLD CHAMPION - 6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): a 9s453 (71)
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 11s907 (71)
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): a 28s653 (71)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari): a 31s250 (71)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault): a 1 volta (70)
11 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
12 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari): a 1 volta (70)
14 – Heikki (HOL/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1 volta (70)
16 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
19 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes): a 3 voltas (68)
Não completaram:
20 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 54 voltas
21 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 5 voltas
22 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault): 1 volta
23 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault): 0
24 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari): 0




Drivers end of year group photograph

Passando a coroa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário