domingo, 15 de abril de 2012

Após mais de meio século, a Flecha de Prata volta ao topo da Fórmula 1, com Rosberg!

Após ter retornado à Fórmula 1 em 2010, a Mercedes AMG ainda não havia vencido. Os melhores resultados da equipe alemã haviam sido três terceiras colocações de Nico Rosberg, no mesmo ano. Mas hoje, dia 15 de Abril de 2012, foi marcado pelo retorno da Flecha de prata ao topo da categoria máxima do automobilismo, com o alemão Rosberg, filho do finlandês Keke Rosberg, campeão da Fórmula 1 em 1982.



A última vitória da Mercedes havia sido no GP da Itália de 1955, com o argentino Juan Manuel Fangio, em dobradinha com o italiano Piero Taruffi. Ele era muito "zoado" pelos seus colegas por suas feições um tanto delicadas, chegando a ser chamado de "Britney". Admito... Eu também zoava (risos). Mas a delicadeza em sua pilotagem foi o que o levou à vitória. Ironia, não?

A vitória, apesar da pole do alemão, foi surpreendente, MUITO surpreendente, pelo fato de o bólido W03 ser um leão de treinos, mas um "exímio" devastador de pneus, a exemplo do ritmo do carro na corrida anterior, na Malásia, onde em certos momentos, chegou a ser comparável ao da Marussia de Timo Glock e Charles Pic (!). Mas, ao longo das 56 voltas, Rosberg foi dominador e constante e fez apenas duas paradas.



Mas depois continuaremos com as marcas históricas. Primeiro, a corrida. Na largada, Nico Rosberg partiu de forma fenomenal. Michael Schumacher, o segundo, largou de maneira burocrática e manteve a posição. Quem largou de forma excepcional foi o inglês Jenson Button, da McLaren-Mercedes. Ele partiu da quinta posição e passou Kimi Raikkonen e Kamui Kobayashi. O segundo, aliás, foi o grande perdedor da largada, perdeu várias posições, até para o companheiro de equipe Sergio Pérez.



Os principais rivais de Rosberg e Schumacher - leia-se a McLaren - apostaram em três paradas. Mas o bólido da Mercedes resistiu com ritmo soberano para apenas duas paradas. Só não aconteceu um domínio total da Mercedes AMG foi liberado antes da hora pelo "homem do pirulito", que na parada de Michael, o liberou para acelerar e voltar à pista antes da hora, com um dos pneus mal-colocado. O heptacampeão só voltou para abandonar após poucas curvas. Enquanto isso, "Britney" cantava no carro: "sucking too hard on your lollipop / love's gonna get you down"... (cortesia do Ivan Capelli. Achei hilário)



Na parte inicial da prova, a corrida foi, diga-se de passagem, um tédio brutal. Mas na parte final, os pneus dos carros de muitos pilotos se desgastaram demais. Até Kimi Raikkonen, que vinha para um brilhante podium na segunda posição, acabou sendo prejudicado pelo fim da "vida útil" dos pneus de sua Lotus e perdeu várias posições. Acabou apenas em 14º. Sebastian Vettel, da Red Bull, foi outro que fez uma corrida exemplar. Apesar de cair da 11ª para a 14ª posição nas primeiras voltas com pneus macios, andou muito bem e estava em terceiro antes de seus pneus acabarem, mas acabou apenas na quinta posição, ultrapassado por Jenson Button e Lewis Hamilton e depois por seu companheiro de equipe, Mark Webber.



Parecia que Button iria roubar o triunfo de Rosberg, pois estava andando mais rápido que ele na parte intermediária da prova. Apenas parecia. Além da resistência do alemão, Button acabou perdendo na última parada de boxes, quando teve problemas para trocar um de seus pneus, perdendo a bagatela de 6 segundos.



 Assim, Nico Rosberg não teve mais problemas e venceu com certa tranquilidade no fim, marcando sua primeira vitória no currículo.



Jenson Button e Lewis Hamilton completaram o podium, junto com o homem da Mercedes, Norbert Haug, que quase passou mal no podium com tanta emoção. Acabou levando um massivo banho de champagne de Rosberg. Notas positivas para Bruno Senna, o sétimo, que fez outra excelente prova e terminou à frente justamente de Pastor Maldonado, seu companheiro. Fernando Alonso fez uma baita corrida, sendo aguerrido até o fim, acabando em nono. Kamui Kobayashi, também muito aguerrido, salvou o ponto do dia para a Sauber. Felipe Massa acabou em 13º, o que acabou não sendo tão mal.





Agora, vamos aos números :

1. Primeira vitória de Nico Rosberg
2. Primeira vitória da Mercedes desde o GP da Itália de 1955, ou seja, há 57 anos
3. Primeira vitória de um alemão com carro alemão
4. Primeira vitória da Mercedes desde seu retorno à Fórmula 1
5. Nico Rosberg se tornou o 103º piloto a vencer na categoria
6. Nico Rosberg se tornou o 3º filho de piloto vencedor a também vencer na categoria, juntando-se a Jacques Villeneuve e Damon Hill.
7. Vitória de número 125 da Alemanha na F1


Confira o resultado final do GP da China:

1 - Nico Rosberg (Alemanha/Mercedes AMG/Mercedes-Benz) - 56 voltas completadas em 1h36m26s929
2 - Jenson Button (Inglaterra/McLaren F1/Mercedes-Benz) - a 20s626
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra/ McLaren F1/Mercedes-Benz) - a 26s012
4 - Mark Webber (Austrália/Red Bull Racing/Renault) - a 27s924
5 - Sebastian Vettel (Alemanha/Red Bull Racing/Renault) - a 30s483
6 - Romain Grosjean (França/Lotus/Renault) - a 31s491
7 - Bruno Senna (Brasil/Williams Engineering/Renault) - a 34s597
8 - Pastor Maldonado (Venezuela/Williams Engineering/Renault) - a 35s643
9 - Fernando Alonso (Espanha/Scuderia Ferrari/Ferrari) - a 37s256
10 - Kamui Kobayashi (Japão/Sauber F1 Team/Ferrari) - a 38s720
11 - Sergio Perez (México/Sauber F1 Team/Ferrari) - a 41s066
12 - Paul di Resta (Escócia/Force India F1/Mercedes-Benz) - a 42s273
13 - Felipe Massa (Brasil/Scuderia Ferrari/Ferrari) - a 42s700
14 - Kimi Raikkonen (Finlândia/Lotus/Renault) - a 50s500
15 - Nico Hulkenberg (Alemanha/Force India F1/Mercedes-Benz) - a 51s200
16 - Jean-Eric Vergne (França/Scuderia Toro Rosso/Ferrari) - a 51s700
17 - Daniel Ricciardo (Austrália/Scuderia Toro Rosso/Ferrari) - a 1min03s100
18 - Vitaly Petrov (Rússia/Caterham/Renault) - a 1 volta
19 - Timo Glock (Alemanha/Marussia/Cosworth) - a 1 volta
20 - Charles Pic (França/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
21 - Pedro de la Rosa (Espanha/HRT-Cosworth) - a 1 volta
22 - Narain Karthikeyan (Índia/Hispania Racing Team/Cosworth) -  a 2 voltas
23 - Heikki Kovalainen (Finlândia/Caterham/Renault) - a 3 voltas

Kamui Kobayashi foi o detentor da melhor volta da corrida, na volta 40, em 1min39s960.

Não completou:
Michael Schumacher (Alemanha/Mercedes AMG/Mercedes-Benz) - a 43 voltas

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