quarta-feira, 19 de junho de 2013

THE TRETA HAS BEEN PLANTED

Le strane tracce della Red BullE não param de surgir as intrigas no campeonato de F1 de 2013. Após comprovada quebra de regulamento da Mercedes ao testar os pneus da Pirelli numa sessão secreta em Abril, com o W404, modelo desse ano, agora a bola da vez é a Red Bull. A tradicional revista italiana Autosprint levantou uma questão que poderá vir a ser uma das maiores polêmicas do ano. Cristiano Sponton, um dos leitores da revista, mandou uma foto do carro de Mark Webber durante uma violenta re-aceleração depois de tentar evitar um toque com a Caterham de Giedo van der Garde. Com isso, levantou a dúvida: A Red Bull usou controle de tração no RB9?

Na foto ao lado, segundo a Autosprint, o comportamento da RB9 (de Mark Webber) descreve marcas de carro com controle de tração ligado. "Você imediatamente nota os traços na pista, aqueles não são contínuos (normalmente mais escuro no começo e gradualmente desaparecendo). É o comportamento típico de um carro de rua que anda irregularmente com o controle de tração ligado".

Sponton deu à revista a sua própria explicação. Não tomarei partido em relação a ela, mas a Autosprint achou muito racional da parte do leitor.

"O mesmo Sponto dá uma explicação muito racional: "Nesse momento, deve ter ocorrido um fenômeno de ressonância na suspensão traseira ou nos pneus e essa é a causa de manchas claras e escuras no asfalto. O fenômeno de ressonância/oscilação durou apenas alguns segundos, uma vez que, depois, foi atenuado pelos amortecedores da Red Bull, muito rígidos, precisando de maior tempo para absorver um fenômeno como este.".

De qualquer forma, o assunto vai render MUITA discussão, pelo menos até o final da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário