quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Entrevista com a piloto Thaline Chicoski

Pois é, minha gente. Conversei com a piloto de kart Thaline Chicoski após o 48º Campeonato Brasileiro de Kart de 2013, e o resultado foi a entrevista que seguirá. Gostei muito dos resultados. Espero que os leitores também gostem.

Piston GP Team: Como (e quando) você começou a se interessar por karts? 

TC: Comecei a me interessar por kart a partir do momento em que sentei em um pela primeira vez.
Em 2010 meu pai comprou um kart para brincar com meu irmão. Eu queria muito andar, mas ele não deixava. De tanto eu insistir um dia ele acabou me deixando dar umas voltinhas. Andei e na hora me identifiquei, acabei me envolvendo com aquilo tudo e minha dedicação foi aumentando cada vez mais em busca de alcançar melhores resultados.

Piston GP Team: Quando você disputou sua primeira competição? 

TC: No final de 2010, ocorreu a sexta e ultima etapa da Copa Paraná de Kart em Campo Mourão. Fazia dois meses que eu tinha começado a andar de kart. Acostumada com a pista, fui incentivada pelo pessoal do kartódromo a participar da etapa final da Copa Paraná. Foi minha primeira corrida.

(Foto: Maurício Villela)

Piston GP Team: Você poderia fazer um retrospecto (ou um histórico, como preferir) da sua carreira, desde o começo até recente 48º Brasileiro de Kart, por você disputado?

TC: Em 2010, ano que comecei a correr, participei da ultima etapa da Copa Paraná de Kart em Campo Mourão, PR. Conquistei o 4° lugar. 

Em 2011 participei da Copa Paraná e do Campeonato Paranaense pela categoria de motores Honda quatro tempos, nos quais conquistei o titulo. Em consequência, uma vez que os dois primeiros colocados nos campeonatos estaduais de cada categoria garantem vaga para a Copa das Federações, em 2012 participei da Copa das Federações realizada em Vitória (ES), ficando em 9° lugar.

No segundo semestre do ano passado participei do Campeonato Nova Schin realizado na Arena Schincariol, cidade de Itu, no Estado de São Paulo, com o apoio da fabricante de chassis Mega Kart. Na classificação geral fiquei em 6° lugar.

Neste ano mudei de categoria e comecei a participar de campeonatos com motores dois tempos com apoio da fabricante de motores KTT. Recentemente participei da primeira etapa do campeonato Sul Brasileiro realizado na cidade de Farroupilha (RS) – conquistando um 4° lugar – e do campeonato Brasileiro realizado em Eusébio (CE), ficando em 15° lugar.


2.1 Você já correu em outros estados além do Paraná e do Ceará? Quais? Poderia descrever sua opinião sobre infraestrutura desses lugares?

TC: Sim. Além do Paraná e do Ceará, já participei de campeonatos no estado do Espirito Santo, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A maioria dos lugares que já corri a infraestrutura era boa, algumas pistas muito boas e outras nem tanto. Agora a pior com certeza foi a de Eusébio-CE. Os boxes, as salas de imprensa, a lanchonete e os banheiros não tem o que reclamar, a infraestrutura destes estava boa, o que estava ruim era a pista. Muito ruim.

Piston GP Team: Como é a sua relação com o seu preparador de motor? Você apenas observa e o escuta, ou, além disso, você põe, por assim dizer, a "mão na graxa"?

TC: Eu observo e escuto tudo que meu preparador fala. Como ainda não entendo muito, procuro aprender com quem sabe. Em campeonatos, como não tenho muita agilidade, é difícil eu mexer no kart, deixo para o preparador mesmo, mas em treinos onde tenho tempo coloco a “mão na graxa” com vontade. 

Piston GP Team: Você é piloto, mas o lado feminino nunca deixa de ser atuante. Dito isso, fora toda a "parafernália" de costume que se deve levar aos kartódromos para correr, você leva acessórios que as garotas costumam usar?

TC: Sim. Além dos acessórios necessários para o kart, levo todos os acessórios necessários para os meus cuidados, como toda garota. 

4.1 Posso concluir, portanto, que você se preocupa bastante com vaidade nos bastidores das corridas. Sim?
TC: Sim. Me preocupo muito com a vaidade. Procuro estar sempre bem arrumada e cuidada, afinal, é assim que me sinto bem. 

Piston GP Team: Quanto à sua relação com o esporte... 
5.1 Certamente, na história, não é muito frequente a participação das mulheres no automobilismo, se formos comparar com o sexo oposto. Você acha que, à nossa época, essa situação já está mudando? Ou ainda há muito que mudar para o sexo feminino nesse aspecto, a ponto de ainda considerarmos este um campo, de certa forma, hostil para as moças?

TC: Mesmo a participação no automobilismo sendo predominantemente masculina, a situação de hoje é outra. Cada vez mais as mulheres estão atuando em diversas áreas. No automobilismo as mulheres mostram suas caras e se destacam cada vez mais, mostrando que são boas o bastante para disputar de igual para igual.

5.2 Como os seus pares de profissão no esporte a tratam nos bastidores? E nas pistas?
TC: Fora das pistas eles me tratam com respeito e me dão preferencia em certas situações, agora nas pistas é diferente, não tenho preferencia alguma, afinal é uma disputa. Na pista é de igual para igual.

5.3 Como seus amigos(as) lidam com o fato de você ser kartista?
TC: Meus amigos se interessam pelo kart e torcem muito por mim. Gostam de saber todos os resultados e sempre que podem me acompanham.

5.4 Você está estudando no momento? - Pergunto isso porque, pela sua idade, você pode ter terminado os estudos OU ter deixado-os de lado para se dedicar à sua carreira - embora eu ache essa hipótese deveras remota - Se sim, qual seu grau de ensino atual?

TC: Com o Ensino Médio completo, atualmente estou cursando o primeiro ano Moda na Unicesumar em Maringá – Ensino Superior.

5.4.1 Em caso afirmativo, o que seus colegas na escola (ou universidade, dependendo do grau de ensino) acham de você estar fazendo carreira como kartista? E isso influi de alguma maneira em você?

TC: A maioria dos meus colegas da universidade acha diferente eu me interessar por um esporte como o kart, mas me apoiam e torcem por mim. Sempre estão perguntando – interessados em saber meus resultados.

Piston GP Team: Você é uma piloto bastante agressiva e que "dá a cara a tapa", pelo que eu pude ver na sua participação no Júlio Ventura. Mas, além disso, você é uma garota. Dado este fato, o que você gosta de fazer no seu dia-a-dia? Se quiser responder, claro.

TC: Gosto muito de estar com meus amigos e com minha família. Gosto de sair para me divertir, dançar, ver um bom filme, escutar música, praticar exercícios. Gosto de inventar coisas, sempre que tenho um tempinho livre procuro fazer algo novo, adoro o curso que estou fazendo (moda), acho que tem tudo a ver comigo!

Piston GP Team: Quais são suas pretensões para o futuro? Pretende seguir carreira no Kart, e/ou pretende avançar mais degraus no esporte a motor como um todo?
TC: Para os próximos anos pretendo continuar no kart mesmo. Mais pra frente pretendo avançar, passando por categorias superiores ao kart até ingressar na Fórmula Indy – que é meu sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário