O domínio de Michael Schumacher e da Ferrari na Fórmula 1 atingiu um ápice talvez visto apenas em 1988, com a McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost. O tedesco venceu pela oitava vez no ano em nove provas. Foi a terceira vez consecutiva. Fantástico!
Em segundo lugar, ficou o brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Schummy na equipe italiana. E, num feliz podium, ficou o japonês Takuma Sato, da British American Racing, após grande corrida para atingir a terceira colocação, seu primeiro podium da carreira e o segundo do Japão na história da categoria.
No campeonato, talvez já saibamos quem será o campeão e o vice, não? Pois é, ele já lidera com 80 pontos, 28 à frente do segundo. Então, veremos a disputa pelo terceiro lugar posteriormente.
A CORRIDA
Na largada, Barrichello, o pole, manteve a ponta, com Schumacher em segundo. Atrás das Ferrari, as Toyota quase bateram na primeira curva, mas Cristiano da Matta recolheu para não bater em Olivier Panis. Mas o brasileiro foi atingido por Christian Klien, da Jaguar, mas continuou. O austríaco alegou, posteriormente, que não tinha espaço para ação. Giorgio Pantano, da Jordan, e Gianmaria Bruni, da Minardi, também acabaram batendo. Os quatro abandonaram. O safety car foi para os boxes, na volta 5. Houvera tempo suficiente para aquecer os pneus antes da relargada, mas a decisão de que recomeçariam em tal passagem veio tarde demais à tona, nas telas de tempo do Pit-wall.
Fernando Alonso fez uma largada fenomenal: De nono no grid, passou seis carros na largada e, após a primeira curva, era o terceiro. Porém, o espanhol não durou muito: No início da nona volta seu pneu traseiro-direito foi furado e ele bateu no muro.
Schumacher foi inteligente: Imaginando que o reinício fosse mesmo na volta 5, ele aqueceu seus pneus. Barrichello não o fez. Quando deram o gás novamente, o brasileiro ficou em maus lençóis. Ele foi ultrapassado por Michael e disse, depois da prova, que as rodas patinaram demais.
Depois, uma polêmica: Na relargada, as duas Ferrari passaram lado-a-lado, praticamente. As regras dizem que, somente na volta seguinte à da saída do safety car, é que pode-se ultrapassar. Na abertura da volta 6, Schummy e Rubinho passaram lado-a-lado, separados por 0.013s, apenas. Após a prova, haviam os que desconfiavam de falha dos computadores. Dane-se. Schummy agora estava na frente. Depois, um fortíssimo acidente de Ralf Schumacher na curva 13, com um pneu esquerdo-traseiro deflacionado, por conta de detritos na pista. Ralf vinha em sexto, aproximadamente 10s atrás de Michael. O tedesco da Williams tentou sair, mas sentia dores fortes, e desistiu. Foi levado ao hospital 15 minutos depois e passou a noite sob observação. Ralf sofreu uma perda de memória. Não se lembra de nada do acidente. Nem como, onde ou quando.
Na primeira rodada de boxes, Barrichello teve sua prova arruinada. Nas telas de tempo, constava que o brasileiro perdeu cerca de 15s nos boxes. Algumas imagens mostraram que ele perdeu 5.1s porque esperava Schumacher terminar sua parada. O safety car estava na pista e, graças a isso, ele voltou no pelotão do povão, em sétimo, com grande tráfego pela frente, formado por carros que ainda não haviam parado. Rubens passou todos eles até a volta 35, mas àquele momento ele estava a 10s de Schumacher. Assim, o alemão venceu, com Barrica em segundo e Takuma Sato, em grande dia, em terceiro. O japonês fez uma corrida de recuperação, com diversas ultrapassagens, com manobras ao seu estilo agressivo.
A Jordan estava fraquíssima. Mas Nick Heidfeld merece uns tapinhas nos ombros de parabéns! Ele se defendeu bravamente durante um bom tempo contra carros muito mais rápidos. Com problemas de motor, abandonou na volta 45.
Jarno Trulli fez um quarto lugar para a Renault, à frente do combativo Panis. Sabática como, aliás, tem sido em todo o ano, a Mclaren teve Raikkonen e Coulthard na sexta e sétima posições, apenas. Zsolt Baumgartner aproveitou-se das confusões e colocou a sofrível Minardi na oitava posição, marcando um pontinho.
Classificação final – GP dos EUA
Pos | No | Piloto | Equipe | Tempo | V | VL | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | M. Schumacher | Ferrari | 1:40:29.914 | 73 | 59 | 2 | 10 |
2 | 2 | Barrichello | Ferrari | +2.950 | 73 | 14 | 1 | 8 |
3 | 10 | Sato | BAR | +22.036 | 73 | 0 | 3 | 6 |
4 | 7 | Trulli | Renault | +34.544 | 73 | 0 | 20 | 5 |
5 | 17 | Panis | Toyota | +37.534 | 73 | 0 | 8 | 4 |
6 | 6 | Raikkonen | McLaren | +1 volta | 72 | 0 | 7 | 3 |
7 | 5 | Coulthard | McLaren | +1 volta | 72 | 0 | 12 | 2 |
8 | 21 | Baumgartner | Minardi | +3 voltas | 70 | 0 | 19 | 1 |
NC | 11 | Fisichella | Sauber | +8 voltas | 65 | 0 | 14 | 0 |
NC | 14 | Webber | Jaguar | 60 | 0 | 10 | 0 | |
DES | 3 | Montoya | Williams | Desclassificado | 57 | 0 | 5 | 0 |
NC | 18 | Heidfeld | Jordan | Motor | 40 | 0 | 16 | 0 |
NC | 9 | Button | BAR | Câmbio | 26 | 0 | 4 | 0 |
NC | 16 | da Matta | Toyota | Câmbio | 17 | 0 | 11 | 0 |
NC | 4 | R. Schumacher | Williams | Pneu | 9 | 0 | 6 | 0 |
NC | 8 | Alonso | Renault | Pneu | 8 | 0 | 9 | 0 |
NC | 15 | Klien | Jaguar | Batida | 0 | 0 | 13 | 0 |
NC | 12 | Massa | Sauber | Batida | 0 | 0 | 15 | 0 |
NC | 19 | Pantano | Jordan | Batida | 0 | 0 | 17 | 0 |
NC | 20 | Bruni | Minardi | Batida | 0 | 0 | 18 | 0 |
V=Voltas; VL=Voltas como líder
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