No dia que antecedeu meu aniversário de 3 anos, a Fórmula 1 inteira viu um dilúvio em Barcelona. O céu caia sobre o circuito catalão. E, nessas condições, Michael Schumacher era praticamente imbatível. Rainmaster, como era apelidado, venceu de forma brilhante e gigantesca o GP espanhol. Ele deitou, rolou e humilhou os demais. A fastest lap daquele dia, dele, foi cerca de 2,2s mais veloz que a de qualquer outro: 1min45s517. Em segundo, ficou o francês Jean Alesi, da Benetton-Renault, que também fez boa prova ao volante do B196. Jacques Villeneuve, em prova marrom, foi apenas o terceiro com a Williams-Renault.
O triunfo de Michael foi carimbado por 2 circunstâncias que iam contra ele: A má aerodinâmica da F310 e sua "má" posição de largada (As poderosas Williams estavam à frente da grelha).
A largada ocorreu em condições de pista terríveis, e com muita chuva para cair, assim, os que estavam no pelotão do povão e atrás do grid tiveram sua visão prejudicada.
Mais à frente, Hill largou mal e foi ultrapassado, de cara, por Villeneuve e Alesi. Atrás deles, vinham Berger, Barrichello e Irvine. Atrás deles, vinha Schumacher, que também largara mal. Mas, ao final da primeira volta, o alemão era sexto. David Coulthard, da McLaren, Ricardo Rosset, da Footwork e Pedro Lamy, da Minardi ficaram eliminados ainda na primeira volta, graças a uma batida. Giancarlo Fisichella, da Minardi e Olivier Panis, da Ligier, envolvidos no acidente, acabaram tendo de abandonar na volta seguinte por danos em seus carros. Ainda na segunda volta, Eddie Irvine também abandonou. O companheiro de Schumacher rodou.
Um exemplo, para vocês verem que eu não estava de brincadeira! |
Daí em diante, um show do endiabrado tedesco da Ferrari. Michael ultrapassou todos os que estavam à sua frente com extrema facilidade - inclusive as Williams. Um desempenho fantástico.
Chegou à liderança na volta 13, após passar Villeneuve. E não mais a perdeu. A partir daí, ele passou a virar em torno de 4s mais veloz que todos os outros... Por volta.
Antes disso, Damon Hill rodou duas vezes nas voltas iniciais, e na 12ª, rodou e bateu na reta dos boxes. Como Mika Salo estava correndo com um carro reserva sem autorização da FIA, foi desclassificado. Johnny Herbert rodou na volta 20
Gerhard Berger, da Benetton, rodou na volta 44. No giro seguinte, Rubens Barrichello, da Jordan, chegou a liderar durante algum tempo enquanto Schumacher e Alesi faziam suas primeiras paradas. Ele estava em terceiro quando teve um problema de embreagem e seu motor apagou. Duas passagens depois, foi a vez de Jos Verstappen também perder a linha, rodar e desistir.
Nas voltas finais, problemas elétricos faziam com que o motor de Schumacher só tivessem oito ou nove cilindros a funcionarem. Isso impediu o alemão de chegar à sua primeira vitória pela Ferrari com mais de 2 minutos de vantagem para seus adversários.
Chegou a "apenas" mais de 45s de vantagem para Jean Alesi, da Benetton. Jacques Villeneuve - que completou o podium -, Heinz-Harald Frentzen, Mika Hakkinen e Pedro Paulo Diniz chegaram aos postos pontuáveis restantes.
Podium. |
Classificação final – GP da Espanha
Pos | No | Piloto | Equipe | Tempo | V | VL | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Schumacher | Ferrari | 1:59:49.307 | 65 | 54 | 3 | 10 |
2 | 3 | Alesi | Benetton | +45.302 | 65 | 0 | 4 | 6 |
3 | 6 | Villeneuve | Williams | +48.388 | 65 | 11 | 2 | 4 |
4 | 15 | Frentzen | Sauber | +1 volta | 64 | 0 | 11 | 3 |
5 | 7 | Häkkinen | McLaren | +1 volta | 64 | 0 | 10 | 2 |
6 | 10 | Diniz | Ligier | +2 voltas | 63 | 0 | 17 | 1 |
NC | 17 | Verstappen | Footwork | Rodada | 47 | 0 | 13 | 0 |
NC | 11 | Barrichello | Jordan | Diferencial | 45 | 0 | 7 | 0 |
NC | 4 | Berger | Benetton | Rodada | 44 | 0 | 5 | 0 |
NC | 14 | Herbert | Sauber | Rodada | 20 | 0 | 9 | 0 |
NC | 12 | Brundle | Jordan | Diferencial | 17 | 0 | 15 | 0 |
DES | 19 | Salo | Tyrrell | Desclassificado | 16 | 0 | 12 | 0 |
NC | 5 | Hill | Williams | Rodada | 10 | 0 | 1 | 0 |
NC | 18 | Katayama | Tyrrell | Falha Elétrica | 8 | 0 | 16 | 0 |
NC | 2 | Irvine | Ferrari | Rodada | 1 | 0 | 6 | 0 |
NC | 9 | Panis | Ligier | Batida | 1 | 0 | 8 | 0 |
NC | 21 | Fisichella | Minardi | Batida | 1 | 0 | 19 | 0 |
NC | 8 | Coulthard | McLaren | Batida | 0 | 0 | 14 | 0 |
NC | 16 | Rosset | Footwork | Batida | 0 | 0 | 20 | 0 |
NC | 20 | Lamy | Minardi | Batida | 0 | 0 | 18 | 0 |
NQ | 22 | Badoer | Forti | Não Qualificado | 0 | 0 | 0 | |
NQ | 23 | Montermini | Forti | Não Qualificado | 0 | 0 | 0 |
V=Voltas; VL=Voltas como líder
Nenhum comentário:
Postar um comentário