sábado, 14 de julho de 2012

2001 - Ralf Schumacher vence segunda da carreira, com o irmão Michael no podium!

Dia 10 de Junho de 2001.
Michael e Ralf Schumacher no podium; Hakkinen fez a frase do dia!


Que dia para a família Schumacher, hein? Os dois irmãos Ralf e Michael, nessa ordem, subiram nas duas primeiras colocações no podium da vitória na Fórmula 1 hoje, minha gente! Com uma estratégia melhor e um carro mais veloz, o tedesco da Williams levou a melhor sobre o da Ferrari. Em terceiro, ficou o piloto finlandês Mika Hakkinen, da McLaren-Mercedes, que disse: "Ainda bem que não existem três Schumachers na Fórmula 1".

O dia não foi bom para Rubens Barrichello. O brasileiro da Ferrari bateu com Juan Pablo Montoya e abandonou após uma corrida para esquecer, na volta 19. Tarso Marques acabou numa interessante nona posição com a horrorosa Minardi. Enrique Bernoldi, da Arrows, abandonou. Já Ricardo Zonta foi o melhor brasileiro do dia e terminou numa boa sétima colocação, logo à frente do compatriota Luciano Burti, da Prost, que ficou em oitavo.

A CORRIDA


Na largada, Ralf, o segundo partiu à frente, mas Schumacher, o pole, largava do lado de dentro e entrou melhor na primeira curva, mantendo a ponta. Rubens Barrichello, que largou em quinto no grid, logo passou Jarno Trulli, da Jordan e ganhou o quarto post, atrás de David Coulthard. Giancarlo Fisichella teve a honra de ser a primeira vítima da corrida no final do primeiro giro. O italiano lutou com Bernoldi, danificou seus freios e caiu para trás de Jenson Button, danificando seu carro. Foi para os boxes e abandonou.


Depois, ele pediu desculpas a Jenson por qualquer problema que ele tiver causado a ele. Na segunda volta, Eddie Irvine, da Jaguar, tocou o carro de Nick Heidfeld, da Sauber, e ambos abandonaram, com problemas. Na terceira volta, Rubinho passou Coulthard utilizando a potência do motor Ferrari numa reta, ganhando o terceiro posto. Já no final da quarta volta, Rubens já estava logo atrás do Schumacher mais novo, buscando alguma brecha para ultrapassá-lo.

Enquanto isso, o líder, o Schummy mais velho, construiu uma vantagem fabulosa sobre o resto do pelotão do povão. Na sétima volta, o brasileiro Barrica sofreu sua primeira baixa. Perdendo a traseira, o brasileiro rodou e foi para a grama, perdendo muitas posições. Quem se deu bem foi Jos Verstappen, da Arrows, que entrou na zona de pontuação. O piloto da Ferrari não deixou o motor morrer, mas voltou a prova apenas na P14, atrás do compatriota Enrique Bernoldi, da Arrows. Voltas depois, Button sofreu uma penalização de drive thru nos boxes de 10s, pois queimou a largada. Na volta 8, cumpriu sua punição e perdeu várias posições. Foi o começo de seu calvário, apenas. Duas voltas mais tarde, Jenson teve de voltar aos boxes para trocar os pneus e perdeu ainda mais tempo. Verstappen, numa estratégia de duas paradas, tentou se aproveitar de sua vantagem para passar Olivier Panis, da BAR, que não se intimidou pela velocidade do adversário e fechou-lhe a porta.

Rubinho teve um fim de semana para esquecer.

Na volta 12, David Coulthard, o terceiro, já estava cerca de 10s atrás do líder Michael Schumacher. Uma lacuna gigante, mesmo considerando a grande carga de combustível. Rubinho vinha tentando voltar e mostrar a que veio e na volta 14, o piloto da Ferrari se envolveu com Montoya, que já estava numa briga particular com Mika Hakkinen pela nona posição. À frente, o tedesco Michael, da Ferrari, segurava Ralf, em sua batalha familiar pela liderança. Na volta 19, a corrida horrorosa de Button teve um fim. Ao mesmo tempo que Montoya cometeu um erro e bateu na primeira chicane, acertando o muro. Rubinho teve de desviar para evitar a Williams, rodou e os dois abandonaram. O acidente provocou uma bandeira amarela e o safety car entrou na pista, permitindo que Coulthard recuperasse a enorme diferença de 13s que o separava dos irmãos Schumacher.

No final da volta 23, o carro de segurança voltou aos boxes e a corrida foi reiniciada. Verstappen calculou mal e foi aos boxes quando estava em sexto assim que a corrida recomeçou, com Kimi Raikkonen entrando na zona de pontuação, logo atrás de Panis. Michael Schumacher se aproveitou da vantagem dos pneus Bridgestone, disparou e abriu 2,5s de vantagem entre ele e o irmão mais novo, enquanto Coulthard ficou 4s para trás. Bernoldi foi aos boxes... E ficou por lá mesmo. Com os pneus Michelin no cio, Ralf voltou a colocar pressão em Michael, que respondeu e "tome-lhe" volta mais rápida. Era uma corrida dos tedescos e outra dos outros. Pela volta 33, os dois já estavam 12s à frente de David, da McLaren, que ainda tinha Trulli atrás, tentando ultrapassá-lo.

Jacques Villeneuve seria a vítima seguinte de hoje. Seu carro falhou na volta 34. Ele tentou voltar para os boxes, mas o carro não resistiu e o deixou à pé por ali mesmo. Estacionou-o na grama e voltou à pé, para decepção de sua torcida, na casa de seu pai Gilles. Esse foi, para alguns e talvez até para ele mesmo, o pior final de semana de sua vida. Na volta 38, Panis e Zonta, que estavam lutando por posição, vieram para os boxes ao mesmo tempo. Panis perdeu a disputa e voltou atrás do brasileiro. E isso não foi o pior: Uma volta depois, o francês desistiu, com problemas mecânicos. Na volta 43, Coulthard antecipou sua parada e caiu para quinto após uma parada regular até demais de 10 segundos, ainda à frente de Trulli, mas atrás de Verstappen, que já tinha parado antes. Hakkinen, que ainda tinha que parar, estava em terceiro.

M. Schumacher keeps Ralf at bay
Batalha dos irmãos Schumacher, com Michael à frente e Ralf atrás

Ralf Schumacher nunca cansou de tentar passar o irmão mais velho, mas Michael continuava a fechar e fechar a porta. Na volta 47, o piloto da Ferrari teve de parar, deixando a liderança no colo de Ralf. Voltou à pista em segundo, à frente de Hakkinen. O piloto da Ferrari agora tinha que recuperar o ritmo o máximo possível para aproveitar quando seu irmão foi aos boxes. Schummy mais velho agora tinha de andar bem pacas para recuperar o tempo. Na 50ª passagem, Ralf foi aos boxes, mas construiu vantagem suficiente para voltar em primeiro. De la Rosa entrou para seu pit stop enquanto estava na cola de Coulthard, que estava claramente com problemas em seu bólido.

Coulthard abandonou com problemas de motor

Na volta 55, esses problemas desabrocharam, fazendo o escocês abandonar e o motor quebrar. O escocês voltou para os boxes, jogando óleo na pista e abandonando.

Jos Verstappen abandonou com problemas nos freios.

Com seu adversário direto na luta pelo título pagando o pato, Michael Schumacher relaxou e gozou e, pela volta 60, estava 11s atrás de Ralf, mas 28s à frente de Hakkinen. Kimi Raikkonen, da Sauber, já era o quarto, à frente de Trulli, que teve problemas de freio. Os problemas do italiano permitiram a Jos Verstappen avançar sobre ele, que acabou finalmente desistindo na volta seguinte. Na volta 67, o holandês sofreu do mesmo mal. Ele rodou e bateu na barreira de pneus. Alesi e de la Rosa se deram bem e chegaram aos pontos. Ralf Schumacher continuou sem ser ameaçado para vencer.




Classificação final – GP do Canadá


PosNoPilotoEquipeTempoVVLGridPts
15Alemanha R. SchumacherReino Unido Williams1:34:31.5226924210
21Alemanha M. SchumacherItália Ferrari+20.235694516
33Finlândia HäkkinenReino Unido McLaren+40.67269084
417Finlândia RaikkonenSuíça Sauber+1:08.11669073
522França AlesiFrança Prost+1:10.435690162
619Espanha de la RosaReino Unido Jaguar+1 volta680141
711Brasil ZontaIrlanda Jordan+1 volta680120
823Brasil BurtiFrança Prost+1 volta680190
920Brasil MarquesItália Minardi+3 voltas660210
1014Holanda VerstappenReino Unido ArrowsFreios650130
1112Itália TrulliIrlanda JordanFreios63040
NC4Reino Unido CoulthardReino Unido McLarenMotor54030
NC9França PanisReino Unido BARFreios38060
NC10Canadá VilleneuveReino Unido BARSemieixo34090
NC15Brasil BernoldiReino Unido ArrowsMotor240170
NC6Colômbia MontoyaReino Unido WilliamsAcidente190100
NC2Brasil BarrichelloItália FerrariRodada19050
NC8Reino Unido ButtonReino Unido BenettonÓleo170200
NC21Espanha AlonsoItália MinardiTransmissão70220
NC16Alemanha HeidfeldSuíça SauberBatida10110
NC18Reino Unido IrvineReino Unido JaguarBatida10150
NC7Itália FisichellaReino Unido BenettonBatida00180
V=Voltas; VL=Voltas como líder

Nenhum comentário:

Postar um comentário