Kimi Raikkonen 2º, Fernando Alonso vencedor e Michael Schumacher 3º, um dos melhores podiums da história |
Quase chorei, admito. Quase chorei. A corrida de hoje, dia 24 de Junho, muito subestimada por mim nos dias anteriores, foi FANTÁSTICA. A melhor corrida do ano, de longe. Apesar da quebra da sequência de vencedores diferentes, tivemos a performance GENIAL dele : O espanhol das Astúrias, o gênio do momento : Don Fernando Alonso de las Asturias. Ah, e virou herói da Espanha : Ainda teve direito a andar pela volta final com a bandeira do país. Fantástico, não é? Além disso, chorou no podium.
Esperem! Tem mais. Com a vitória, além de Alonso chegar a 111 pontos e abrir 20 pra Mark Webber, o vice, também abriu nada menos que 100 PONTOS para Felipe Massa, seu companheiro. Eita baile muito do bem dado...
Alonso largou em décimo primeiro e, com um ritmo espetacular durante quase toda a prova, valendo-se das desistências de Sebastian Vettel (!) e Romain Grosjean, soube administrar a vantagem no fim e cruzou a linha de chegada em primeiro, 6,4s a frente de Kimi Raikkonen, da Lotus-Renault. E sabem quem chegou em terceiro? Ninguém menos que o heptacampeão MICHAEL SCHUMACHER, da Mercedes.
O alemão, que largara em 12º, teve alguns problemas durante a prova, mas nas voltas finais teve um ritmo avassalador e contou com a batida entre Lewis Hamilton e Pastor Maldonado (velho caso de amor e ódio...), que vinham na segunda e terceira posições, respectivamente, na última volta. Um podium fantástico. A tarde de hoje em Valência marcou. Ficou na história.
Nos últimos dias, fiz um post criticando a quem diz que Schumacher chora à toa e etc e tal. E agora? Vão falar o que? Eu mandaria um #chupa, mas já bastou o que eu mandei para Flavio Briatore, mesmo. Ah, além disso, Schumacher se tornou o 12º piloto mais velho a subir no podium na história da F1.
Vamos ver como foi essa corrida fantástica e histórica?
Antes do início da prova, as gatas marcaram presença nos bastidores.
A largada foi emocionante, apesar do fato de que Vettel conseguiu escapar numa boa e Hamilton manteve a segunda colocação. Raikkonen tentou passar Maldonado, mas quem o fez foi Grosjean. O finlandês chegou a tocar o venezuelano antes do francês passar os dois. Maldonado tomou papudo também de Kamui Kobayashi.
Vettel vinha num ritmo avassalador nas primeiras voltas. Antes do fim da primeira dezena de voltas, já tinha 10 segundos de vantagem para Lewis. O inglês da McLaren, aliás, vinha fraquíssimo, bem aquém do desempenho de muitos dos que vinham atrás, e segurava "Groselha" com dificuldades. Na décima volta, Romain o passou com uma manobra quase genial ali pelas curvas doze e treze.
Fernando Alonso e Felipe Massa, os patinhos feios, vinham papando posições desde a largada. A diferença de Vettel sobre o Groselha da Lotus era tão grande que, após as paradas, o alemão voltou na liderança. Alonso já era o quarto, depois de passar di Resta e Schumacher.
Após voltar na frente, Vettel reinava tranquilo. Do sétimo para o quinto, só cinco segundos eram a diferença. Sobrou para Bruno Senna no pelotão do povão : Na vigésima volta, o "Mito" Kobayashi o tocou e furou um de seus pneus. O brasileiro acabou tendo de parar para trocar. Além disso, ainda foi considerado culpado e tomou um drive thru pelos boxes. Na minha opinião, culpa dele, mesmo.
Na 28ª volta, a vantagem de Vettel virou poeira cósmica. A vitória, caminhava para virar isso também. Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso (trollagem em família é foda) fechou Heikki Kovalainen, da Caterham e os dois bateram. Carros danificados e pneus furados. Safety car deployed. Durante a presença do carro de segurança, VET, GRO e ALO pararam.
Vettel tenta explicar abandono |
Grosjean agora era cotado - até por mim - para ser o oitavo vencedor da Fórmula 1. Mas o Semente de Romã sofreu do mesmo mal de Vettel : Alternador. E abandonou. Com isso, Hamilton virou o segundo, com Raikkonen comendo quietinho atrás dele. Algumas voltas depois de estudar a situação, Raikkonen deu um bote certeiro e conseguiu ultrapassar o Luís Amilton. A 2 voltas do fim, Maldonado também vinha atrás do inglês para tentar a ultrapassagem, o que resultou numa bela briga, mas que acabou em batida. E quem vinha atrás, com uma performance sensacional? Michael Schumacher, seguido de perto por Mark Webber, que ainda tentou o bote, mas o alemão segurou e conseguiu seu primeiro podium após o retorno e após Xangai-2006.
Depois de vencer, Alonso pegou a bandeira da Espanha |
Confira a classificação final do GP da Europa, em Valência:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h44m16s449
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 6s421
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 12s639
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 13s628
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 19s993
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 21s176
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 22d886
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 24s653
9 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 27s777
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 35s900
11 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 37s000
12 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 54s630*
13 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1m15s871
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1m34s654
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 1m36s565
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a uma volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a uma volta
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a uma volta
19 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a duas voltas
*PUNIDO COM 20 SEGUNDOS DE ACRÉSCIMO EM SEU TEMPO.
Abandonos :
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – abadono na volta 41
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – abandono na volta 34
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – abandono na volta 34
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – abandono na volta 27
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - não largou
O autor da volta mais veloz : Nico Rosberg, em 1min42s163, na volta 54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário