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Nelson Piquet já havia se acidentado nessa temporada. Isso, o mesmo acidente que mudou sua carreira para sempre, na curva Tamburello, em Imola, a segunda prova do campeonato mundial. Assim, com um Piquet que jamais voltaria a ser o mesmo, tudo estava, teoricamente, nas mãos do seu companheiro de equipe na Williams-Honda, Nigel Mansell. E parecia que o inglês vinha para uma prova fulminante nessa etapa de Detroit, pois ele emplacou um tempo fantástico : 1min39s264, mais de 1s4 à frente de Ayrton Senna, o segundo colocado, com a Lotus-Honda. Piquet ficaria apenas em terceiro, três décimos acima do compatriota, com Thierry Boutsen, da Benetton-Ford, largando ao seu lado.
Atrás de Boutsen, vinham :
Alain Prost, da McLaren-Porsche
Eddie Cheever (Arrows-Megatron)
Michele Alboreto (Ferrari)
Teo Fabi (Benetton)
Riccardo Patrese (Brabham-BMW)
Derek Warwick fechando a lista do TOP-10, com a segunda Arrows-Megatron.
O final de semana tinha clima instável. Ninguém sabia se a corrida seria disputada com chuva ou pista seca. No frigir dos ovos, houve chuva apenas no sábado de noite e no domingo de manhã. À tarde, quando seria disputada a prova, o asfalto ficou seco o suficiente para que todos os pilotos pudessem largar de pneus lisos, ou "slicks", como queiram chamar.
Mansell tomou a ponta, com uma excelente largada, e deixou Senna e Piquet a comerem poeira. Cheever, Fabi e Alboreto largaram muito bem e ultrapassaram um conservador e paciente Alain Prost. Na volta de número 3, Piquet teve um pneu furado por ter freado tardiamente numa das curvas da pista, tendo que parar nos boxes para retardar o erro. Assim, Cheever assumiu a terceira colocação da prova.
O problema é que Eddie Cheever tinha em seu encalço a Benetton de Teo Fabi, que vinha se aproximando rapidamente. Na sétima passagem, o italiano tentou ultrapassar o estadunidense, numa manobra que acabou mal para Cheever, que só teve que voltar aos boxes e trocar pneus (com uma volta de atraso, diga-se), mas acabou muito pior para o próprio Fabi, que teve de abandonar por perder a dianteira de seu carro, um dano que se mostrou posteriormente irreparável.
Lá na frente, Senna vinha se aproximando de Mansell, mas decidiu guardar seus trunfos para o final, já com boa vantagem para o italiano Alboreto, com a Ferrari. Na volta 25, a caixa de marchas do italiano quebra e ele é forçado a abandonar, assim, entregando o terceiro posto ao paciente Alain Prost.
Nigel, que sofria de câimbras na perna direita, abrandou o ritmo para tentar apaziguar as dores. O problema nisso? Ayrton Senna começava a se aproximar novamente. Mansell, na tentativa de não perder muito tempo, foi aos boxes. Só fez piorar. 18 segundos foi o tempo gasto por ele nos boxes da Williams. Assim, Senna assumiu a ponta para não mais a perder. E quem disse que ele foi parar? Não. Seu jogo de pneus era bom o suficiente para terminar a corrida, foi o que ele pensou.
Mais uma vez sofrendo de dores físicas, Mansell pensou em desistir da prova, mas não. Foi guerreiro e permaneceu até o fim. Perdeu posições para Nelson Piquet, que vinha se recuperando de maneira fantástica lá atrás, para Alain Prost e também para Gerhard Berger, com sua Ferrari.
Daí, tudo ficou sussa, sussa para Ayrton Senna e sua Lotus, ainda mais com as ameaças de chuva que não se concretizaram. Era só isso que poderia tirar a vitória do brasileiro. Nelson Piquet (Williams-Honda) e Alain Prost (McLaren-TAG Porsche) completaram o podium. O destino presenteou o guerreiro Mansell, exausto, com a quinta posição e, salvo engano, 2 pontos. Corrijam-me se eu tiver errado. Eddie Cheever, com o Arrows-Megatron, também foi guerreiro após os problemas com Fabi no início da corrida e conseguiu salvar o último ponto do dia.
Classificação final – GP dos EUA
Pos | No | Piloto | Equipe | Tempo | V | VL | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 12 | Ayrton Senna | Lotus | 1:50:16.358 | 63 | 30 | 2 | 9 |
2 | 6 | Nelson Piquet | Williams | +33.819 | 63 | 0 | 3 | 6 |
3 | 1 | Alain Prost | McLaren | +45.327 | 63 | 0 | 5 | 4 |
4 | 28 | Gerhard Berger | Ferrari | +1:02.601 | 63 | 0 | 12 | 3 |
5 | 5 | Nigel Mansell | Williams | +1 volta | 62 | 33 | 1 | 2 |
6 | 18 | Eddie Cheever | Arrows | +3 voltas | 60 | 0 | 6 | 1 |
7 | 2 | Stefan Johansson | McLaren | +3 voltas | 60 | 0 | 11 | 0 |
8 | 10 | Christian Danner | Zakspeed | +3 voltas | 60 | 0 | 16 | 0 |
9 | 7 | Riccardo Patrese | Brabham | +3 voltas | 60 | 0 | 9 | 0 |
10 | 25 | René Arnoux | Ligier | +3 voltas | 60 | 0 | 21 | 0 |
11 | 3 | Jonathan Palmer | Tyrrell | +3 voltas | 60 | 0 | 13 | 0 |
12 | 14 | Pascal Fabre | AGS | +5 voltas | 58 | 0 | 26 | 0 |
NC | 20 | Thierry Boutsen | Benetton | Freios | 52 | 0 | 4 | 0 |
NC | 26 | Piercarlo Ghinzani | Ligier | Embreagem | 51 | 0 | 23 | 0 |
NC | 4 | Philippe Streiff | Tyrrell | Roda | 44 | 0 | 14 | 0 |
NC | 30 | Philippe Alliot | Lola | Acidente | 38 | 0 | 20 | 0 |
NC | 27 | Michele Alboreto | Ferrari | Câmbio | 25 | 0 | 7 | 0 |
NC | 24 | Alessandro Nannini | Minardi | Câmbio | 22 | 0 | 18 | 0 |
NC | 9 | Martin Brundle | Zakspeed | Turbo | 16 | 0 | 15 | 0 |
NC | 17 | Derek Warwick | Arrows | Acidente | 12 | 0 | 10 | 0 |
NC | 16 | Ivan Capelli | March | Falha Elétrica | 9 | 0 | 22 | 0 |
NC | 19 | Teo Fabi | Benetton | Acidente | 6 | 0 | 8 | 0 |
NC | 21 | Alex Caffi | Osella | Transmissão | 3 | 0 | 19 | 0 |
NC | 8 | Andrea de Cesaris | Brabham | Câmbio | 2 | 0 | 17 | 0 |
NC | 23 | Adrián Campos | Minardi | Acidente | 1 | 0 | 25 | 0 |
NC | 11 | Satoru Nakajima | Lotus | Acidente | 0 | 0 | 24 | 0 |
V=Voltas; VL=Voltas como líder
Num é que o texto esta muito bom , você tem uma bela mão pra escrita , parabens
ResponderExcluirobrigado :DDD
ResponderExcluirEsse GP... me lembro de ter assistido o compacto na boca da noite, com meu pai, porque por causa de uma missa não pudemos assistir. E lembro que fiquei bem brava porque gostava muito do Nigel Mansell, brava tb porque nenhum dos "moços do carrinho vermelho" chegaram na frente, mas no fim fiquei feliz com o Prost no podio (papai era bem fã dele!). Curti bem seu texto, tenho bastante saudade dos GPs do passado (obvio haha).
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