quinta-feira, 21 de junho de 2012

25 anos depois, falemos do GP de Detroit 1987, né?!

Nesse mesmo dia 21/06, só que em 1987, ou seja, 25 anos atrás, acontecia a quinta etapa da temporada 1987 da Fórmula 1: O Grande Prêmio de Detroit, no Renaissance Center, que era próximo ao mar.

O Renaissance Center


Nelson Piquet já havia se acidentado nessa temporada. Isso, o mesmo acidente que mudou sua carreira para sempre, na curva Tamburello, em Imola, a segunda prova do campeonato mundial. Assim, com um Piquet que jamais voltaria a ser o mesmo, tudo estava, teoricamente, nas mãos do seu companheiro de equipe na Williams-Honda, Nigel Mansell. E parecia que o inglês vinha para uma prova fulminante nessa etapa de Detroit, pois ele emplacou um tempo fantástico : 1min39s264, mais de 1s4 à frente de Ayrton Senna, o segundo colocado, com a Lotus-Honda. Piquet ficaria apenas em terceiro, três décimos acima do compatriota, com Thierry Boutsen, da Benetton-Ford, largando ao seu lado.

Atrás de Boutsen, vinham : 

Alain Prost, da McLaren-Porsche
Eddie Cheever (Arrows-Megatron)
Michele Alboreto (Ferrari)
Teo Fabi (Benetton)
Riccardo Patrese (Brabham-BMW)
Derek Warwick fechando a lista do TOP-10, com a segunda Arrows-Megatron.


O final de semana tinha clima instável. Ninguém sabia se a corrida seria disputada com chuva ou pista seca. No frigir dos ovos, houve chuva apenas no sábado de noite e no domingo de manhã. À tarde, quando seria disputada a prova, o asfalto ficou seco o suficiente para que todos os pilotos pudessem largar de pneus lisos, ou "slicks", como queiram chamar.

Mansell tomou a ponta, com uma excelente largada, e deixou Senna e Piquet a comerem poeira. Cheever, Fabi e Alboreto largaram muito bem e ultrapassaram um conservador e paciente Alain Prost. Na volta de número 3, Piquet teve um pneu furado por ter freado tardiamente numa das curvas da pista, tendo que parar nos boxes para retardar o erro. Assim, Cheever assumiu a terceira colocação da prova.




O problema é que Eddie Cheever tinha em seu encalço a Benetton de Teo Fabi, que vinha se aproximando rapidamente. Na sétima passagem, o italiano tentou ultrapassar o estadunidense, numa manobra que acabou mal para Cheever, que só teve que voltar aos boxes e trocar pneus (com uma volta de atraso, diga-se), mas acabou muito pior para o próprio Fabi, que teve de abandonar por perder a dianteira de seu carro, um dano que se mostrou posteriormente irreparável.

Lá na frente, Senna vinha se aproximando de Mansell, mas decidiu guardar seus trunfos para o final, já com boa vantagem para o italiano Alboreto, com a Ferrari. Na volta 25, a caixa de marchas do italiano quebra e ele é forçado a abandonar, assim, entregando o terceiro posto ao paciente Alain Prost.

Nigel, que sofria de câimbras na perna direita, abrandou o ritmo para tentar apaziguar as dores. O problema nisso? Ayrton Senna começava a se aproximar novamente. Mansell, na tentativa de não perder muito tempo, foi aos boxes. Só fez piorar. 18 segundos foi o tempo gasto por ele nos boxes da Williams. Assim, Senna assumiu a ponta para não mais a perder. E quem disse que ele foi parar? Não. Seu jogo de pneus era bom o suficiente para terminar a corrida, foi o que ele pensou.

Mais uma vez sofrendo de dores físicas, Mansell pensou em desistir da prova, mas não. Foi guerreiro e permaneceu até o fim. Perdeu posições para Nelson Piquet, que vinha se recuperando de maneira fantástica lá atrás, para Alain Prost e também para Gerhard Berger, com sua Ferrari.



Daí, tudo ficou sussa, sussa para Ayrton Senna e sua Lotus, ainda mais com as ameaças de chuva que não se concretizaram. Era só isso que poderia tirar a vitória do brasileiro. Nelson Piquet (Williams-Honda) e Alain Prost (McLaren-TAG Porsche) completaram o podium. O destino presenteou o guerreiro Mansell, exausto, com a quinta posição e, salvo engano, 2 pontos. Corrijam-me se eu tiver errado. Eddie Cheever, com o Arrows-Megatron, também foi guerreiro após os problemas com Fabi no início da corrida e conseguiu  salvar o último ponto do dia.


Classificação final – GP dos EUA


PosNoPilotoEquipeTempoVVLGridPts
112Brasil Ayrton SennaReino Unido Lotus1:50:16.358633029
26Brasil Nelson PiquetReino Unido Williams+33.81963036
31França Alain ProstReino Unido McLaren+45.32763054
428Áustria Gerhard BergerItália Ferrari+1:02.601630123
55Reino Unido Nigel MansellReino Unido Williams+1 volta623312
618Estados Unidos Eddie CheeverReino Unido Arrows+3 voltas60061
72Suécia Stefan JohanssonReino Unido McLaren+3 voltas600110
810Alemanha Christian DannerAlemanha Zakspeed+3 voltas600160
97Itália Riccardo PatreseReino Unido Brabham+3 voltas60090
1025França René ArnouxFrança Ligier+3 voltas600210
113Reino Unido Jonathan PalmerReino Unido Tyrrell+3 voltas600130
1214França Pascal FabreFrança AGS+5 voltas580260
NC20Bélgica Thierry BoutsenReino Unido BenettonFreios52040
NC26Itália Piercarlo GhinzaniFrança LigierEmbreagem510230
NC4França Philippe StreiffReino Unido TyrrellRoda440140
NC30França Philippe AlliotReino Unido LolaAcidente380200
NC27Itália Michele AlboretoItália FerrariCâmbio25070
NC24Itália Alessandro NanniniItália MinardiCâmbio220180
NC9Reino Unido Martin BrundleAlemanha ZakspeedTurbo160150
NC17Reino Unido Derek WarwickReino Unido ArrowsAcidente120100
NC16Itália Ivan CapelliReino Unido MarchFalha Elétrica90220
NC19Itália Teo FabiReino Unido BenettonAcidente6080
NC21Itália Alex CaffiItália OsellaTransmissão30190
NC8Itália Andrea de CesarisReino Unido BrabhamCâmbio20170
NC23Espanha Adrián CamposItália MinardiAcidente10250
NC11Japão Satoru NakajimaReino Unido LotusAcidente00240
V=Voltas; VL=Voltas como líder

3 comentários:

  1. Num é que o texto esta muito bom , você tem uma bela mão pra escrita , parabens

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  2. Esse GP... me lembro de ter assistido o compacto na boca da noite, com meu pai, porque por causa de uma missa não pudemos assistir. E lembro que fiquei bem brava porque gostava muito do Nigel Mansell, brava tb porque nenhum dos "moços do carrinho vermelho" chegaram na frente, mas no fim fiquei feliz com o Prost no podio (papai era bem fã dele!). Curti bem seu texto, tenho bastante saudade dos GPs do passado (obvio haha).

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