segunda-feira, 26 de março de 2012

Para refrescar a memória - O trágico GP de Ímola de 1994 - 1º de Maio

"Tamburello, curva maldita!"


1994. O trágico Grande Prêmio de San Marino, realizado no Enzo e Dino Ferrari, em Imola. O mais negro final de semana da história da Fórmula 1.

Nos treinos de sexta, o primeiro grande susto. O então jovem brasileiro Rubens Barrichello, da Jordan-Hart, escapou numa zebra, o que fez seu carro decolar na curva Variante Bassa, onde ele colidiu na barreira de pneus a 225 km/h. Barrichello ficou inconsciente e teve o nariz quebrado. Assim, ficou de fora do GP.


Sábado. No dia do treino classificatório, a primeira tragédia. Roland Ratzenberger, de 34 anos, novato na F-1 em 1994 pela equipe Simtek, perdeu sua asa dianteira no fim da curva Tamburello e também o controle de seu carro. Bateu na curva Villeneuve a cerca de 308 km/h. Ele teve múltiplas fraturas no crânio e no pescoço. 8 minutos após dar entrada no Hospital Maggiore de Bologna, foi declarada a sua morte. Andrea Montermini, piloto de testes da Simtek, assumiu seu lugar no fim de semana, junto a David Brabham. Ayrton Senna, da Williams-Renault, fez a pole-position, tendo ao seu lado na primeira fila o alemão Michael Schumacher, da Benetton-Ford e Gerhard Berger, da Ferrari, largando logo atrás dele, na P3.

  
Domingo. Dia da corrida. Na largada, o finlandês Jyrki Juhani Järvilehto, companheiro de Schumacher na Benetton-Ford,, largava na 5ª posição, mas não conseguiu partir. Pedro Lamy, da Lotus-Mugen Honda, vinha em 22°, mas com a visão obstruída pelos que vinham à sua frente, o português bateu em cheio na traseira de Lehto, fazendo partes da carroceria de seus carros e pneus voarem contra as cercas de segurança que protegiam os torcedores. Nove pessoas ficaram levemente feridas e o safety car foi à pista. Na 5ª volta, o carro de segurança voltou aos boxes e a corrida recomeçou.


Ayrton Senna liderava a corrida, com Michael Schumacher em segundo. Ele conseguia abrir vantagem do alemão. Porém, na sétima volta, quando Senna fazia a curva Tamburello, a barra de direção da Williams-Renault quebrou.
[...] Galvão Bueno, na cabine de transmissão da TV Globo, perdeu o grande amigo no decorrer de uma frase :
"Passa rasgando na reta Ayrton Senna. Seis voltas completadas. Aí ele tenta fazer falar mais alto o motor Renault, em relação ao motor Ford. É a parte de maior velocidade. Eles vão atingir os 330 quilometros POR HORA! O último susto durou 1s03. [...] RODRIGUES, Ernesto. Ayrton - O herói revelado.

Ele ainda conseguiu frear até a velocidade cair aos 214 Km/h, mas era tarde. Colidiu fortemente contra o muro da curva Tamburello e teve o carro totalmente destruído. A barra de direção atingiu seu capacete, atravessando-o e causando-lhe traumatismo craniano. Senna foi retirado do carro e recebeu cuidados médicos do Prof. Sid Watkins, o então médico da Fórmula 1. Foi levado de helicóptero, onde ainda recebia cuidados médicos, até o Hospital de Bologna. 37 minutos depois, a corrida foi recomeçada.


Na segunda largada, Schumacher tomou a ponta e foi absoluto até o fim, conquistando a vitória e ampliando seu domínio na temporada 1994. Nicola Larini foi o segundo com a Ferrari, na primeira vez que pontuou. Mika Hakkinen, da McLaren-Peugeot, foi o terceiro, completando o podium. Mas, em respeito ao que havia acontecido com Senna e Ratzenberger, nenhuma champagne foi estourada.


"Não sinto nenhum prazer com esta vitória", declarou Schumacher.

Às 18h locais de Bologna, foi anunciada oficialmente a morte de Ayrton Senna. Alguns de seus fãs choram sua morte até hoje. No Brasil, à época foi decretado feriado de luto nacional por 3 dias.


Foi muito difícil escrever este post. Muito mesmo.

Classificação final – GP de San Marino



PosNoPilotoEquipeTempoVVLGridPts
15Alemanha Michael SchumacherReino Unido Benetton1:28:28.6425847210
227Itália Nicola LariniItália Ferrari+54.94258066
37Finlândia Mika HäkkinenReino Unido McLaren+1:10.67958384
429Áustria Karl WendlingerSuíça Sauber+1:13.658580103
53Japão Ukyo KatayamaReino Unido Tyrrell+1 volta57092
60Reino Unido Damon HillReino Unido Williams+1 volta57041
730Alemanha Heinz-Harald FrentzenSuíça Sauber+1 volta57070
88Reino Unido Martin BrundleReino Unido McLaren+1 volta570130
94Reino Unido Mark BlundellReino Unido Tyrrell+2 voltas560120
1012Reino Unido Johnny HerbertReino Unido Lotus+2 voltas560200
1126França Olivier PanisFrança Ligier+2 voltas560190
1225França Éric BernardFrança Ligier+3 voltas550170
139Brasil Christian FittipaldiReino Unido FootworkRodada540160
NC15Itália Andrea de CesarisIrlanda JordanRodada490210
NC24Itália Michele AlboretoItália MinardiRoda440150
NC10Itália Gianni MorbidelliReino Unido FootworkMotor400110
NC23Itália Pierluigi MartiniItália MinardiRodada370140
NC31Austrália David BrabhamReino Unido SimtekRodada270240
NC34Bélgica Bertrand GachotReino Unido PacificMotor230250
NC19Mônaco Olivier BerettaFrança LarrousseMotor170230
NC28Áustria Gerhard BergerItália FerrariSuspensão16330
NC2Brasil Ayrton SennaReino Unido WilliamsAcidente Fatal5510
NC20França Érik ComasFrança LarrousseDesistiu50180
NC6Finlândia JJ LehtoReino Unido BenettonBatida0050
NC11Portugal Pedro LamyReino Unido LotusBatida00220
NL32Áustria Roland RatzenbergerReino Unido SimtekAcidente Fatal00260
NQ33França Paul BelmondoReino Unido PacificNão Qualificado000
NDC14Brasil Rubens BarrichelloIrlanda JordanAcidente000
V=Voltas; VL=Voltas como líder

Nenhum comentário:

Postar um comentário