Qualifying marromeno em Sepang. Nada muito surpreendente. Chuva torrencial entre o Q2 e o Q3, Mercedes na pole...
Excelente pole do Hamilton, mais uma performance brilhante, acentuada pela pista molhada. Na verdade não tem muito o que falar além disso. Dominou todo o treino e cravou a pole, enfiando uma luneta no Nico Rosberg. E uma efeméride redondinha: 40ª pole do inglês. Vem para o tri, fácil, a menos que chegue a Ferrari pra lhe ameaçar durante o ano, mas é improvável.
Mas quem roubou a cena foi Sebastian Vettel. O cara simplesmente tá dando show com a nova Ferrari. Ficou 0,074s atrás do inglês, considerando toda a diferença existente entre os carros. O que não chega a ser de todo uma surpresa, pois Vettel é, de fato, um piloto fantástico sob pista molhada.
Ainda na Ferrari, a chuva eliminou qualquer chance de Kimi Raikkonen chegar ao Q3. Mais uma lamentável circunstância para o finlandês, que vinha andando bem durante todo o fim de semana.
Mais uma efeméride: Com essa classificação, Vettel se tornou o primeiro piloto da Ferrari a conquistar uma primeira-fila depois de exatos 2 anos, desde Felipe Massa (!) na mesma Malásia.
Golpe duríssimo em Rosberg para o campeonato, que perdeu uma primeira fila praticamente garantida pela capacidade de seu carro. O alemão já é carta fora do baralho. Não deverá fazer frente ao companheiro bicampeão. E quem dizer que estou sendo precipitado, é só ver a luneta que Hamilton lhe enfiou: Mais de 1,2s. É uma eternidade.
Golpe duríssimo também no ego de Alonso, para o resto da vida, amargando o patético desempenho da nova McLaren-Honda, que está mais para McLata. Ainda tomou tempo de Button, seu companheiro de equipe. Começo de ano pior para o espanhol provavelmente só 14 anos atrás, quando corria pela já extinta Minardi.
E não há muito mais o que dizer. A Red Bull conseguiu colocar seus dois carros fechando o top-5, com Ricciardo e Kvyat, respectivamete.
Max Verstappen, com seu rosto de moleque bronheiro que não sai do quarto, vem mostrando uma maturidade de dar inveja a qualquer Maldonado da vida e conquistou a sexta posição. Sainz ficou 11 posições atrás. Um massacre.
Na Williams, Massa superou Bottas por uma diferença de aproximadamente 0,7s. É tempo pra caramba. Já está 2x0 para o brasileiro. Cadê a bottada?
E na Sauber, péssimo final de semana até aqui para Nasr, que levou praticamente 1s do Ericsson. Inexplicável. Já se fala até em "Ericssada".
E não tem muito mais o que falar. A Manor só pôs um carro na pista, que poderia ser barrado da largada pela regra dos 107%, mas talvez não seja pelos tempos das sessões seguintes - sob chuva - terem sido mais lentos. Não sei como a regra vale nesses casos, mas veremos.
Os Manor vão correr amanhã. Eles foram pelos critérios dos treinos livres, onde andaram dentro do limite dos 107 por cento.
ResponderExcluir