sábado, 28 de março de 2015

Sobre chuvas torrenciais malaias

Qualifying marromeno em Sepang. Nada muito surpreendente. Chuva torrencial entre o Q2 e o Q3, Mercedes na pole...

Qualifying top three in parc ferme (L to R): polesitter Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, second place Sebastian Vettel, Ferrari, third place Nico Rosberg, Mercedes AMG F1

Excelente pole do Hamilton, mais uma performance brilhante, acentuada pela pista molhada. Na verdade não tem muito o que falar além disso. Dominou todo o treino e cravou a pole, enfiando uma luneta no Nico Rosberg. E uma efeméride redondinha: 40ª pole do inglês. Vem para o tri, fácil, a menos que chegue a Ferrari pra lhe ameaçar durante o ano, mas é improvável.


Sebastian Vettel, Ferrari SF15-TMas quem roubou a cena foi Sebastian Vettel. O cara simplesmente tá dando show com a nova Ferrari. Ficou 0,074s atrás do inglês, considerando toda a diferença existente entre os carros. O que não chega a ser de todo uma surpresa, pois Vettel é, de fato, um piloto fantástico sob pista molhada. 

Ainda na Ferrari, a chuva eliminou qualquer chance de Kimi Raikkonen chegar ao Q3. Mais uma lamentável circunstância para o finlandês, que vinha andando bem durante todo o fim de semana.

Mais uma efeméride: Com essa classificação, Vettel se tornou o primeiro piloto da Ferrari a conquistar uma primeira-fila depois de exatos 2 anos, desde Felipe Massa (!) na mesma Malásia. 

Golpe duríssimo em Rosberg para o campeonato, que perdeu uma primeira fila praticamente garantida pela capacidade de seu carro. O alemão já é carta fora do baralho. Não deverá fazer frente ao companheiro bicampeão. E quem dizer que estou sendo precipitado, é só ver a luneta que Hamilton lhe enfiou: Mais de 1,2s. É uma eternidade.

Golpe duríssimo também no ego de Alonso, para o resto da vida, amargando o patético desempenho da nova McLaren-Honda, que está mais para McLata. Ainda tomou tempo de Button, seu companheiro de equipe. Começo de ano pior para o espanhol provavelmente só 14 anos atrás, quando corria pela já extinta Minardi.

E não há muito mais o que dizer. A Red Bull conseguiu colocar seus dois carros fechando o top-5, com Ricciardo e Kvyat, respectivamete. 

Max Verstappen, Scuderia Toro RossoMax Verstappen, com seu rosto de moleque bronheiro que não sai do quarto, vem mostrando uma maturidade de dar inveja a qualquer Maldonado da vida e conquistou a sexta posição. Sainz ficou 11 posições atrás. Um massacre.

Na Williams, Massa superou Bottas por uma diferença de aproximadamente 0,7s. É tempo pra caramba. Já está 2x0 para o brasileiro. Cadê a bottada?

E na Sauber, péssimo final de semana até aqui para Nasr, que levou praticamente 1s do Ericsson. Inexplicável. Já se fala até em "Ericssada".

E não tem muito mais o que falar. A Manor só pôs um carro na pista, que poderia ser barrado da largada pela regra dos 107%, mas talvez não seja pelos tempos das sessões seguintes - sob chuva - terem sido mais lentos. Não sei como a regra vale nesses casos, mas veremos.


Um comentário:

  1. Os Manor vão correr amanhã. Eles foram pelos critérios dos treinos livres, onde andaram dentro do limite dos 107 por cento.

    ResponderExcluir