quinta-feira, 8 de novembro de 2012

12 de Julho de 1998 - Schumacher vence no pit lane em Silverstone!

Surpresos com o título da postagem? Pois é. O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, tendo dado início a uma reação da Ferrari no campeonato nas últimas corridas, venceu em terras britânicas, enquanto o céu caia  no circuito de Silverstone, onde nada menos que 14 carros abandonaram por rodadas. Parece inacreditável, não é? A mim, pareceu, enquanto pesquisava para escrever esta bagaça aqui. Sem mais delongas, falemos da corrida.

A CORRIDA 

No domingo, a prova estava com tempo muito ruim e a pista estava bem úmida quando a corrida começou. Hakkinen, o pole-position, largou muito bem, com Schumacher e David Coulthard na sua cola, enquanto Jean Alesi, da Sauber, fez uma sensacional largada: Partiu da oitava posição para a quarta. Eddie Irvine, companheiro de Schumacher, que largou na quinta colocação, caiu para a décima após a partida. Na quinta volta, Coulthard pôde mostrar a supremacia da McLaren mais uma vez, ultrapassando Schumacher para assumir a segunda colocação.



Lá pelo pelotão do povão, Irvine estava "limpando" sua dianteira, passando vários carros e, na volta 12, já era o quinto colocado, e querendo mais. Na volta 13, Damon Hill também perdeu o controle do carro e abandonou A chuva intensificou-se e muitos pilotos rodaram. A maioria deles parou para trocar seus pneus por pneus de chuva e, durante seu stop, Irvine pôde ultrapassar Alesi. As condições continuaram a piorar, mas as duas McLarens permaneceram à frente das duas Ferraris. Ralf Schumacher, que havia largado em décimo, por aquele momento já estava em sexto, depois de uma grande escalada pelo pelotão da merda.

File:Coulthard-Silverstone98.jpg

A chuva se tornou cada vez pior e, logo antes do segundo pit stop, Coulthard rodou e abandonou. Algumas voltas depois, Mika Hakkinen deu um 360º na curva Bridge, enquanto tinha 49s de vantagem para o segundo colocado, Schumacher. O incidente o fez perder 10s dessa vantagem e a eficiência total de sua asa dianteira, avariada. O carro ainda era "guiável", mas mais lento. Ainda havia esperanças, certo? Errado. Naquele momento, tendo em vista a quantidade excessiva de rodadas causadas pela chuva intensa, o safety car foi chamado a intervir, unindo todo mundo e pulverizando a vantagem do finlandês sobre o alemão.

Enquanto estavam sob safety car, Eddie Irvine já aparecia na terceira colocação e Jean Alesi, em quarto. Fisichella, que já havia tomado 1 volta de vantagem por Mika, estava em quinto. Na relargada, Schumacher deu uma volta no sexto colocado, Alexander Wurz, antes de cruzar a linha de chegada para se posicionar atrás de Hakkinen. Duas voltas depois, aquela pressão se tornou grande demais para o coraçãozinho do finlandês, que acabou cometendo um erro e deixando a liderança no colo do tedesco da Ferrari.

Schumacher, então, recebeu uma punição por ter ultrapassado sob bandeira amarela (não tenho muita certeza, mas creio que tenha sido a ultrapassagem no retardatário Wurz antes da linha na relargada). Pobres comissários. Aplicaram a punição tarde demais. Havia um limite de 25 minutos para que a punição fosse cumprida, mas a Ferrari só foi informada da obrigatoriedade de cumpri-la 6 minutos depois desse limite. Então, a coisa foi resolvida assim: Ou Schumacher faria um stop & go de 10 segundos, ou seriam adicionados 10 segundos ao seu tempo de prova (uma punição que só pode ser aplicada para uma infração nas últimas 12 voltas.



Porém, o tedesco foi aos boxes na última volta para cumprir a punição e cruzou a linha de chegada nos boxes (!). A razão é simples: A área de pit lane também é considerada pista de corrida. Assim, ele terminou a prova tranquilos 22 segundos à frente de Hakkinen, o segundo colocado. O finlandês já acenava para a torcida britânica com ares de vencedor, mas foi informado depois que Schummy havia sido o vencedor do dia. A McLaren ainda foi lá reclamar, mas Schumacher venceria de uma forma ou de outra, pois a outra opção da FIA seria aplicar 10 segundos ao tempo do alemão. Nada de trapaças da Ferrari, apenas uma maneira esperta de lidar com o problema, aproveitando o desleixo da organização.

Podium


Classificação final – GP da Inglaterra


PosNoPilotoEquipeTempoVVLGridPts
13Alemanha M SchumacherItália Ferrari1:47:02.4506010210
28Finlândia HäkkinenReino Unido McLaren+22.465605016
34Reino Unido IrvineItália Ferrari+29.19960054
46Áustria WurzReino Unido Benetton+1 volta590113
55Itália FisichellaReino Unido Benetton+1 volta590102
610Alemanha R SchumacherIrlanda Jordan+1 volta590211
71Canadá VilleneuveReino Unido Williams+1 volta59030
822Japão NakanoItália Minardi+2 voltas580190
921Japão TakagiReino Unido Tyrrell+4 voltas560170
NC14França AlesiSuíça SauberFalha Elétrica53080
NC16Brasil DinizReino Unido ArrowsRodada450120
NC11França PanisFrança ProstRodada400220
NC18Brasil BarrichelloReino Unido StewartRodada390160
NC19Holanda VerstappenReino Unido StewartMotor380150
NC7Reino Unido CoulthardReino Unido McLarenRodada37040
NC12Itália TrulliFrança ProstRodada370140
NC20Brasil RossetReino Unido TyrrellRodada290200
NC23Argentina TueroItália MinardiRodada290180
NC15Reino Unido HerbertSuíça SauberRodada27090
NC17Finlândia SaloReino Unido ArrowsAcelerador270130
NC2Alemanha FrentzenReino Unido WilliamsRodada15060
NC9Reino Unido HillIrlanda JordanRodada13070
V=Voltas; VL=Voltas como líder

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