Vamos comentar um pouco sobre a série de Cavaleiros do Zodíaco na Netflix. O texto conterá SPOILERS, mas bem... É Cavaleiros do Zodíaco e todo mundo da antiga já viu ou deve ter ouvido falar, então não é bem spoiler. De qualquer forma, fiquem avisados.
Muito se comentou há tipo 6 ou 7 meses quando saiu o primeiro trailer sobre a qualidade da animação, que não parecia muito boa. Mas o que mais chamou a atenção é que Shun de Andrômeda seria uma menina, o que conseguiu a façanha de juntar tanto a nata conservadora quanto os SJW (!) em uníssono na crítica.
Mas vamos lá...
Shun não é um problema aqui. A personagem está muito legal e lembra bastante sua contraparte masculina da série clássica. E a dublagem de Úrsula Bezerra está maravilhosa, numa interpretação doce e adorável da amazona de Andrômeda.
Deixando o "problema" pra trás, vamos falar do que realmente precisa de atenção. A série é boa? É ruim? Vale a pena?
Bem, dá pra dizer que... Sim, a série tem qualidades. Mas também tem alguns defeitos que não posso deixar passar. O produto é corajoso ao transpor, sem muitas firulas, todo o estilo visual da série clássica para o CGI. Os efeitos visuais são bons e investiram pesado no visual das armaduras. Todas têm textura e estão com um visual belíssimo.
Por outro lado, a animação tem uns defeitos que ao olhar mais atento são muito toscas. Tem uma cena que o Seiya cai no penhasco e, sério, parece um bonequinho sendo jogado no chão por uma criança raivosa. Os cabelos dos personagens praticamente não têm física: pouco se mexem durante as animações, mesmo quando deveriam claramente se mexer bem mais. Parecem cabelos de resina daqueles dos cloth myths.
Fora que... tirando alguns arranhões nas armaduras, não há dano físico nos personagens. Eles não sangram e tampouco parecem sofrer machucados. É um ponto tremendamente negativo, considerando que na animação clássica havia até (bastante) sangue. Entendo que seja para não aumentar muito a classificação indicativa, mas ainda assim é meio que óbvio que essa série não tem exatamente uma historinha muito infantil e é feita muito mais para fãs da antiga geração.
O roteiro não perde muito tempo com firulas: quase tudo se desenvolve bem rápido - algumas coisas na medida certa, outras nem tanto. E se vale de duas boas sacadas: a primeira é dar todo um contexto de segredo ao mito dos deuses e dos cavaleiros sagrados de Atena. Nesse sentido, uma vez que vimos a ideia ESTÚPIDA de Saori na série clássica ao fazer um torneio aberto ao público com transmissão ao vivo na televisão para o mundo todo ver, é um enorme prazer ver a Guerra Galáctica ser SECRETA, num ambiente super protegido. A outra boa sacada foi uma disputa entre humanos pelo poder místico/tecnológico dos Cavaleiros, envolvendo um novo personagem que lembra muito o líder dos cavaleiros negros na Ilha da Rainha da Morte, Jango. Outra coisa importante
Mas... esse roteiro sofre do que sofreu toda a série como um todo: o fardo de ser Cavaleiros do Zodíaco. Excetuando-se alguma luta aqui e ali que é ágil (Seiya vs Shina e Seiya vs Shiryu) todas as lutas são paradonas e cheias de diálogos maçantes. Alguns diálogos são imensamente sofríveis, incoerentes e vergonha alheia para os padrões atuais, com discursos grandiloquentes mais que batidos sobre amizade e coragem. Qualquer semelhança com a série clássica não é mera coincidência. Além disso, não há muito espaço para envolvimento emocional e criação de tensão, uma vez que os conflitos se desenrolam rapidamente e não parece haver grandes consequências para os personagens. Como dito, nem ferimentos eles sofrem!
Enfim... A série acerta em alguns bons elementos em relação ao clássico, mas erra no que sempre acaba fazendo Cavaleiros do Zodíaco ser... Cavaleiros do Zodíaco.
Fãs velhos vão gostar? Provavelmente sim. Vão gostar, se emocionar e vomitar arco-íris com a qualidade da animação. Vamos lá, até com Saint Seiya Alma dos Soldados a gente se esbalda. Então esse CGI tá bem envolvente pra esse público.
Mas fãs novos não têm lá muito motivo para ficar empolgados, uma vez que a série tem todos os elementos bregas (e os ruins) do original e há animes bem melhores por aí.