segunda-feira, 24 de agosto de 2020

CARRION (Jogo eletrônico de 2020)

Nenhuma descrição de foto disponível.


 Zerei Carrion, um jogo de terror pelo qual, logo de cara, assim que vi pela primeira vez, quis avidamente jogar.

Acho que joguei mais jogos em 2020 do que no resto da vida. Consequências da pandemia? Talvez.

O fato é que o aspecto de terror reverso que Carrion traz é realmente muito instigante e bem diferente da maioria das experiências audiovisuais de horror que existem.

A começar, é claro, pela premissa. Você ganha o controle de uma criatura amorfa e grotesca que vai se desenvolvendo ao comer humanos e absorver tipos diferentes de DNA.

Muito foco na gameplay - que é divertida e extremamente desafiadora - e uma história que, embora direto ao ponto, tem alguns mistérios que vão deixar sua cabeça bem bugada no final.

Além disso tudo, é um jogo que, embora não pareça, tem umas questões meio existenciais, bem focadas na relação entre você como jogador, e a criatura que vc está controlando. O jogo não tem muitos manuais e é recheado de segredos.

A criatura que vc controla é superpoderosa, e se fosse só você matando tudo ao seu redor sem resistência, a experiência seria muito mais um fetiche bizarro de poder, porém entediante a médio prazo.

Mas os desenvolvedores sabiam disso, então a sua criatura é poderosa... mas vulnerável. Aqui o jogo brilha com aspectos de Metroidvania bem fortes, como a aquisição de power-ups que lhe farão conquistar os segredos do lugar. Assim, o jogo lança mão de inúmeros puzzles e inimigos por todo o cenário, que vão fazer o jogador quebrar um pouco - ou muito - a cabeça pra resolver.

E esse é o ponto-chave que torna Carrion um horror corporal bem marcante. Sua criatura é poderosa, mas é muito mais instintiva do que cerebral. Ela depende essencialmente de você para resolver enigmas e situações adversas. A criatura lhe dá os meios, mas tudo depende do seu raciocínio.

O horror de Carrion é muito sobre o corpo. Sobre o que o seu corpo é, e sobre para que o corpo serve. Sobre a evolução dele e as circunstâncias, preços e riscos desse desenvolvimento.

Definitivamente é um jogo marcante e uma experiência divertidíssima pra quem quer experimentar algo diferente dentro da vasta seara de games de Metroidvania e Terror.