quarta-feira, 19 de junho de 2013

THE TRETA HAS BEEN PLANTED

Le strane tracce della Red BullE não param de surgir as intrigas no campeonato de F1 de 2013. Após comprovada quebra de regulamento da Mercedes ao testar os pneus da Pirelli numa sessão secreta em Abril, com o W404, modelo desse ano, agora a bola da vez é a Red Bull. A tradicional revista italiana Autosprint levantou uma questão que poderá vir a ser uma das maiores polêmicas do ano. Cristiano Sponton, um dos leitores da revista, mandou uma foto do carro de Mark Webber durante uma violenta re-aceleração depois de tentar evitar um toque com a Caterham de Giedo van der Garde. Com isso, levantou a dúvida: A Red Bull usou controle de tração no RB9?

Na foto ao lado, segundo a Autosprint, o comportamento da RB9 (de Mark Webber) descreve marcas de carro com controle de tração ligado. "Você imediatamente nota os traços na pista, aqueles não são contínuos (normalmente mais escuro no começo e gradualmente desaparecendo). É o comportamento típico de um carro de rua que anda irregularmente com o controle de tração ligado".

Sponton deu à revista a sua própria explicação. Não tomarei partido em relação a ela, mas a Autosprint achou muito racional da parte do leitor.

"O mesmo Sponto dá uma explicação muito racional: "Nesse momento, deve ter ocorrido um fenômeno de ressonância na suspensão traseira ou nos pneus e essa é a causa de manchas claras e escuras no asfalto. O fenômeno de ressonância/oscilação durou apenas alguns segundos, uma vez que, depois, foi atenuado pelos amortecedores da Red Bull, muito rígidos, precisando de maior tempo para absorver um fenômeno como este.".

De qualquer forma, o assunto vai render MUITA discussão, pelo menos até o final da semana.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O pesadelo Vettel



Recentemente, Sebastian Vettel estendeu seu contrato com a sua atual equipe, Red Bull, até 2015. Anteriormente, este determinava que o tedesco só permaneceria por lá até o final do próximo ano. Hoje, com seu currículo desconcertante de 29 vitórias, 39 pole-positions e 3 títulos mundiais, é, mesmo com tão pouca idade (ainda nem completou 26 anos), um cara que já tem autonomia o suficiente para decidir onde quer correr. E a equipe austríaca não só parece, como também é a equipe ideal, se ele quiser manter a hegemonia. É um time auto-suficiente a longo prazo.

E olha: O alemãozinho não deixará os sonhos ruins de seus adversários tão cedo. Acredito que o domínio desenfreado no Canadá foi só o começo. Pode ser cedo para afirmar, ainda vamos para a oitava de 19 provas no ano, que será em Silverstone. Vettel não vence lá desde 2009. Mas a Red Bull venceu 3 das últimas 4 edições do GP, só perdendo em 2011, quando o tedesco teve problemas nos boxes e deu de bandeja a vitória para Fernando Alonso. Mas a diferença de rendimento gritante da Red Bull de Vettel para os outros carros assustou os concorrentes. Fernando, se descabelando para passar um monte, foi o segundo. Está 36 pontos atrás na tabela do campeonato de pilotos.

Alonso, aliás, já deu sinais de desespero. Campeão em 2005 e 2006 pela Renault, o espanhol amargará o maior hiato entre um titulo e outro na história da F1 se vier a ser campeão pela Ferrari - o que pode acontecer no ano que vem, com a mudança brusca do regulamento. Mas não acredito muito nessa hipótese, embora tudo possa acontecer. A Ferrari tem Rory Byrne trabalhando no projeto de 2014, mas a Red Bull tem Adrian Newey. Contudo, os projetistas não deverão fazer essa diferença toda, vez que o trabalho das equipes deverá ser focado no desenvolvimento do motor. Como se não bastasse, já andou começando a fazer das suas no famoso "jogo psicológico", que ele adora jogar e que não afeta Vettel em nada desde o ano passado. Disse que todos tem a sua hora de ter azar e que o tedesco fatalmente terá a sua.

O que eu acho disso? É, desespero mesmo. Alonso sabe que se Vettel não cometer erro algum, como não está cometendo (aliás, o campeonato do tedesco está sendo muito bem construído. Sua pior posição de chegada foi um quarto lugar em Barcelona), o tetra virá. Cedo ou tarde. O espanhol também sabe que Vettel não é um Hamilton, que vira e mexe se afoba e comete erros aqui e acolá. Mesmo com a pouca idade, o alemãozinho é um piloto muito regular, característica que se faz presente no DNA do alemão desde o final de 2010, quando fez um final de campeonato avassalador e contou com o azar do espanhol.

Enquanto a Red Bull lhe der o melhor carro e ele for um grandíssimo piloto, estará no topo. Isso é até irremediável. Não adianta ter o melhor piloto sem lhe dar condições de brigar pela vitória sempre, com um grande carro. Verdade, a F138 desafia a RB9 em ritmo de prova, mas perde miseravelmente em classificação, fato esse que tem tirado o sono de Fernandinho nas corridas. E para não deixar parecer que acho que Vettel é o melhor porque tem um grande carro: Deixo logo claro que acho isso uma bobagem de gente que transpira recalque. Verdade seja dita: a Red Bull é o melhor carro. Porém, Seb já demonstrou que também é um grande piloto - e já é um dos gênios, um cara que tira o máximo de potência de seus carros a cada prova.

Algumas pessoas tentam refutar, inutilmente, o seguinte argumento: "Se o Vettel só ganhasse por causa do carro, o Mark Webber também disputaria títulos". Oras, é um argumento claro e preciso. Só não entende quem não quer. Webber é apenas um bom piloto, mas... Cabou. Ele não tem cacife pra lutar por títulos, não é um piloto do porte de Vettel, Alonso, Hamilton e Raikkonen. É da vala dos pilotos comuns, que vencem ocasionalmente. Vettel, com suas orelhas de dumbo, três títulos nas costas e admitindo que ainda tem o que melhorar, disputa títulos. Webber, com seu queixo quadrado, um punhado de vitórias e sem estar no auge de sua forma (que se foi em 2010, quando ele chegou mais perto de ser campeão), não disputa. Não há muito o que discutir sobre isso.

Portanto, o "pesadelo Vettel" ainda vai demorar para evaporar. E muito. Seb é um menino, ainda. Um menino que já dá surras constantes em caras bem mais velhos. O carro é bão? É. Ele também. Por isso quase sempre logra êxito.

É isso aí, galera. Abraços.