Mas, hoje, senti a necessidade de falar. Porque é o tipo de coisa que esperava há eras que acontecesse.
Não cheguei a ver a corrida inteira em Abu Dhabi. Para ser sincero, não quis ver. Não queria ter crises nervosas. A corrida seria marcada mais por tensão do que propriamente por emoção.
Estava torcendo por Nico Rosberg, por N motivos. Elencarei alguns.
Há um carma entre fãs de HQs, animes, séries e a porra toda: O ídolo/personagem/HQ/etc pode até ser legal, mas se os fãs forem chatos, a gente pega abusinho.
A torcida do Lewis Hamilton tem se tornado incrivelmente chata nos últimos tempos. Menosprezando outros pilotos, principalmente aquele que teoricamente seria seu maior adversário, Vettel, e Rosberg, o companheiro de equipe do popular piloto inglês.
E, vá lá... Nos anos anteriores, a gente até que tolerava Hamilton e suas peripécias, namoradas exóticas e jeitão de quem não quer nada com nada com a vida. Antes de ir para a Mercedes, parecia mesmo que seria outro Jacques Villeneuve, super bem-sucedido no começo mas depois caiu. Mas depois que virou tricampeão, ficou insuportável, muito arrogante, cheio de si a ponto de desdenhar constantemente de seus colegas de profissão.
Eu tenho um trauma meio que pessoal. Em algumas decisões nos últimos anos, vi decisões improváveis acontecerem em favor de pilotos-estrela em detrimento de pilotos não tão populares assim entre o público.
Queria que, pelo menos uma vez, o "patinho-feio" vencesse.
Hoje, não venceu o mais talentoso. Não venceu o melhor piloto, longe disso, aliás.
Depois de hoje, continuaremos colocando apenas Vettel, Hamilton e Alonso na mesa de discussão sobre quem é o melhor da F1 atual.
Mas, hoje, venceu o trabalho, a dedicação, a precisão. Hoje, venceu um piloto que, se não é o mais veloz ou o mais talentoso, é certamente um grande profissional na arte de guiar um carro de corrida.
Hoje, Nico Rosberg exorcizou o fantasma que pairava sobre os "segundões", aqueles pilotos que vivem na sombra de um companheiro de equipe com status de "estrela".
Alguns dirão que ele venceu porque Hamilton quebrou o motor na Malásia, quando liderava. E porque o inglês teve algumas outras falhas técnicas durante o ano.
Se for por isso, então o inglês não mereceu sua suada taça de 2008? Que ele a entregue para Felipe Massa, então. Hamilton venceu 10 corridas na temporada contra 9 de Rosberg. Na ocasião de 8 anos atrás, o brasileiro havia levado 6 provas contra 5 de Lewis.
"Ah, mas o Massa perdeu porque também fez muita besteira em 2008", dirão outros. Lembrem-se da lambança de Hamilton na Espanha, ao fazer os dois carros mercêdicos ficarem fora da corrida. Ou da batida no treino em Baku. Ou das largadas horrorosas em Monza e no Japão.
Rosberg chegou ao final do ano com menos falhas porque se adaptou melhor ao regulamento, que não permite mais auxílios de pilotagem pelo rádio durante a prova. Estudou melhor o carro e sobre como cuidar dele para que vá até o final. Problemas com os quais o inglês quebrava a cabeça durante corridas inteiras, o alemão resolvia com alguns ajustes no volante.
Nico Rosberg venceu um piloto que está, a passos largos, caminhando para se tornar uma lenda, um dos maiores pilotos de todos os tempos, que é Lewis Hamilton. E pelos próprios méritos.
Lewis Hamilton só pode culpar uma coisa pela perda do tetra: a si mesmo.
Não tenho nada contra o estilo de vida de Lewis Hamilton, que, se não é um James Hunt da vida, também não leva uma vida das mais samaritanas. Mas, provavelmente, esse tipo de vida o levou a essa indisciplina nas pistas. Aqui se faz, aqui se paga. As consequências vieram.
Mérito de Nico Rosberg, ao explorar, de maneira cirúrgica, as falhas do adversário. E ele, de fato, soube capitalizar em cima de cada falha.
O inglês não foi lá dos mais amistosos na festa do companheiro recém-laureado. Um abraço e um aperto de mão públicos, e um "parabéns", numa formalidade "para inglês ver".
Obviamente, não sei o que Hamilton pensa, mas apostaria uma trufa da Cacau Show que ele não gostou nem um pouco de ter sido batido por um companheiro que muitos acham - inclusive ele mesmo, provavelmente - bem inferior.
Torço para que isso, pelo menos, baixe um pouco o nariz de Hamilton e de seus fãs. Nem sempre o astro, o pré-destinado, o mais talentoso vence. Que fique essa lição e que ela seja devidamente absorvida.
Nico foi veloz quando precisou e combativo quando a situação pediu. E soube reagir, de maneira extraordinária, ao sistemático domínio imposto pelo inglês dentro da equipe, depois de dois títulos consecutivos. O tipo de coisa que deixaria pilotos como Rubens Barrichello e Mark Webber de cabelos em pé.
Seu poder de reação foi impressionante, pois na metade do campeonato, pois quando Hamilton tinha consolidado uma série de vitórias e uma liderança relativamente folgada, parecia praticamente impossível para o alemão recuperar seu terreno.
Aos 31 anos de idade, com um respeitável currículo de 23 vitórias, 30 poles, 56 pódios e 20 voltas mais rápidas, o título vem para coroar uma carreira que, se não foi das mais brilhantes, foi construída com muito esforço e trabalho duro.
Um piloto que chegou na categoria para ser a grande promessa alemã depois de Schumacher, antes do furacão Vettel aparecer, e que demorou a desencantar na categoria (sua primeira vitória só veio 6 anos depois da estreia), enquanto que seu amigo de infância, Hamilton, não demorou a virar um dos maiores astros e a conhecer os sabores da vitória no circo.
Emocionado, ao vencer, Nico agradeceu aos seus pais, como tem de ser, e sua esposa, companheira de longa data. Muito gente, esse alemão filho de finlandês.
Aliás, Nico é apenas o segundo filho de campeão a também levantar uma taça na Fórmula 1. Seu pai, Keke Rosberg, o fez em 1982.
Rosberg demorou para escrever seu nome entre os campeões. Mas escreveu.
Venceu o melhor piloto da F1 atual? Não. Mas venceu o melhor piloto da temporada, que é o que importa.
Título merecidíssimo. O resto, é apenas choro de quem não sabe perder.
Foto: EPA |
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